Powered By Blogger

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

" Aos Olhos de Ernesto " OU Esse Sentimento que Cria as Borboletas em seu Estômago !




 Assisti provavelmente ao melhor filme de 2020.  "Aos Olhos de Ernesto ", com a direção de Ana Luiza Azevedo. Porto Alegre é a cidade do filme.

Ernesto, um Sr Uruguaio, de uns 76 anos, mora sozinho, pois o filho Ramiro (´Júlio Andrade), mora em São Paulo. por causa do trabalho.

O filho fica preocupado, quer vender o apartamento, já que o pai não enxerga quase nada, e tem dificuldades para as tarefas básicas.

Ernesto ( Jorge Bolani)tem como companhia o vizinho argentino Javier ( Jorge D' Elia), onde os dois compartilham o jornal e algumas conversas diárias.

Em um certo dia, Ernesto, que tem uma faxineira Cristina (Áurea Baptista ), que vai uma vez por semana em sua casa, conhece Bia ( Gabriela Poester), uma garota que está cuidando de cachorros do prédio e levando-os para passear.

  

Ela entrou em sua casa muito facilmente, começou a ler uma carta de uma amiga de mais de 60 anos para Ernesto, e foi muito gentil.

Ernesto gostou dela desde a primeira vez. Bia voltou, comeu com o velho, e escreveu a resposta da carta, colocando no correio.

Esse entra e sai, chegou ao ponto de Bia dormir lá, no quarto de Ramiro e fazer companhia para o velho. Antes disso, ele fez alguns testes com dinheiro e viu que a menina tinha pêgo.

Mas ela devolve. A relação cresce, fica jovial, alegre, ela o leva para passear, cantar, le trechos de livros para ele, faz alguma comida e um dia volta com o olho roxo.

Entra uma terceira pessoa nessa história, e Ernesto mais uma vez, com sua resiliência, soube contornar.

Chegam mais cartas de Lucía, a amiga uruguaia que ficou viúva recentemente está adorando trocar cartas com Ernesto. 

Bia lê para ele, e respondem prontamente. A relação à distância parece crescer e Ernesto anima-se.

É fascinante a relação de Bia e Ernesto. Como uma diferença de idade tão grande pode fazer essa mágica ?

Alguns fatos acontecem e uma mudança ocorrerá na história de todos. O final é muito bonito. Me emocionou.

Fiquei apaixonado com a história, com a personagem de Bia, com a esperteza de Ernesto , com sua paciência com os erros dela, com sua teimosia, e claro, com sua poesia, com seu amor , mesmo depois dos 75 anos de idade.

Para completar, ouvimos Caetano Veloso cantando " Un Vestido Y Un Amor " , canção de Fito paez.

Um dos melhores filmes de 2020. Adorei !

Recomendadíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário