Powered By Blogger

terça-feira, 17 de setembro de 2019

"Uma Casa à Beira Mar" OU Melancolia em Família


Finalmente assisti ao filme " Uma Casa à Beira Mar " , com a direção de Robert Guediguian, que tem a bela Méjean como cenário perfeito.

O filme, mostra exatamente , essa casa, quase que o tempo todo, cercada pelo mar e suas ondas, aquele azul transparente, os barquinhos pesqueiros e algumas casinhas coloridas.


Ah! Também no lugar o famoso restaurante do Sr Maurice ( Fred Ulysse), que por sinal, abre o filme, numa cena belíssima, onde ele na sacada de sua casa, olhando o mar e fumando o seu cigarro, tem um AVC.

Depois disso, tem a volta de Angele (Ariane Ascaride), que 20 anos depois, retorna à casa de seu pai, justamente para vê-lo e se houver o falecimento, repartir os bens com seus outros 2 irmãos.


Angele chega sisuda, sem um sorriso no rosto, afinal, perdeu sua única filha ali naquela casa, talvez por um afogamento, fato esse que a fez perder o marido também.

Angele é atriz em Paris, e segue sua vida, triste, sozinha, mas, atuando nos palcos da vida como uma grande atriz.


Joseph ( Jean Pierre Barroussin), seu irmão espirituoso, professor, defensor das minorias, da plebe, a recebe junto com sua jovem namorada Berangere ( Anais Demoustier).

A diferença de idade é tamanha, e o namoro está por terminar.Só não era o momento , devido à doença do pai.

Armand ( Gerard Meylan),é o irmão que nunca saiu dali, e tenta ainda ficar com o restaurante do pai, que servia coisas gostosas a preços módicos.


Martin ( Jacques Boudet) e Suzanne( Geneviveve Minch), era o casal amigo, vizinhos da família de Maurice , que construíram esse pedacinho do paraíso juntos e colheram os frutos no passado .

Yvan ( Yann Tregout), é o filho do casal Martin e Suzanne. Muito simpático, cuidador e trabalhador.

Tem também o Benjamin(Robinson Stevenin), um pescador do local, que vive sozinho, mas, tem um grande apreço por Angele, tendo vários posters seus em sua casa.


O filme, irá contar com diálogos entre todos esses personagens, muito gostosos de se ver e ouvir, coisa, que nos dias de hoje, tornou-se mais raro.

Alguns fatos novos, diferentes do início do filme irá mudar a rotina de todos, como a chegada de crianças imigrantes , que chegaram de algum barco perdido pelo mar...


Alguns aspectos éticos são tratados no filme, citações de peças, como " A Alma Boa de Setsuan" de Bertolt Brecht e outras ...



Difícil esquecer o passado, como no caso de Angele, mas, difícil também administrar o presente como no caso de Joseph, com uma namorada muito jovem ...

E  o pai, numa cama / cadeira de rodas, que não se mexe, não fala, não ouve ...


Isso tudo à beira mar ... numa casa ...

Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário