Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de maio de 2017

"O Filho de Joseph" OU Uma Viagem às Passagens Bíblicas



Esse filme estava bem cotado entre os cinéfilos e a crítica . Assisti então ao " Filho de Joseph" do diretor Eugene Green.






O enredo é simples : Conta a história de uma mãe solteira , Marie ( Natacha Régnier) e seu filho Vincent (Victor Ezenfis) de 15 anos que vive em cima da mãe para saber quem é o seu pai .






Ela refuta a todo instante em dar o nome do cidadão que a largou, mas, vasculhando suas coisas, o menino que tinha em seu quarto uma pintura de Caravaggio " O Sacrifício de Isaac" ( coincidência ?), acaba descobrindo finalmente o nome de seu genitor.






Passa então a procura-lo e quando o encontra, acaba se decepcionando muito , já que Oscar Pormenor ( Mathieu Amalric) é um editor de livros bem exótico, prepotente e dono da situação , pisando em todos e não tendo vínculo com suas esposas e filhos algum.






Vincent até armou um plano se escondendo no quarto em um hotel onde o pai fazia seu quartel general e ficava com mulheres .




O diretor mostra toda a ética do menino em tentar ser correto, até que não aguenta mais as atitudes do seu genitor .






Nessa idas e vindas, conhece Joseph ( Fabrizio Rongione), o irmão de Oscar, que também o detesta , mas, ao contrário do irmão, tem um outro caráter e sentimento.




Vincent se deleita com a personalidade de Joseph e até o convida para um jantar em casa, apresentando - o para sua mãe, que trabalha o dia inteiro como enfermeira em um hospital e não tem ninguém.






No final, Joseph, chama Marie para ir ao cinema e depois Vincent e marie para conhecer sua casa de campo.




Nessa jornada, acaba por encontrar Oscar e sua cambada fazendo uma festa na casa , e têm que se esquivar dele para não terem problemas.






Vincent não consegue , e Oscar chama a polícia . Vincent ,Joseph e Marie têm que se explicar .




O filme é bem lento, parece até ter sido filmado em câmera lenta , assim você  tem que estar bem disposto para não dormir.






De qualquer forma , vale pelo seu conteúdo, pelas passagens bíblicas em alusão ao caso de Vincent e as obras de arte apresentadas .




Eu recomendo !


"O Filho de Joseph" - Eugene Green

Nenhum comentário:

Postar um comentário