Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de maio de 2017

"Estrelas Além do Tempo" OU Reconhecimento Demorado







Filme bem apropriado para qualquer momento , baseado no livro de Margot Lee Shetterly , de mesmo nome , "Estrela Além do Tempo" ou Hidden Figures ( Figuras ocultas) é um filme para entendermos um pouco mais da história americana frente ao racismo e ao sexismo .






O filme do diretor Theodore Melfi se baseia na época em que os russos e os americanos competiam entre si para ver quem seria o primeiro homem a pisar na lua.


A NASA era o pano de fundo disso tudo , onde havia vários setores, incluindo o de computadores humanos , constituído de mulheres matemáticas afro-americanas , inteligentíssimas, acima da média que sofriam pelo separatismo americano.






Os setores de alto escalão, jamais poderiam ouvir falar em uma mulher fazendo parte e por cima negra.


Mas, os cálculos não estavam dando certo, e o comandante da operação da NASA Al Harrison ( Kevin Costner) pedi que alguém seja contratado para esse serviço.






É a vez de Katherine ( Taraji P. Henson) , um crânio em matemática , capaz de resolver qualquer cálculo e que com certeza ajudaria no desenvolvimento para a propulsão do homem à lua.


Ao entrar no departamento Katherine encontrou todos os preconceitos possíveis, pelo fato de ser mulher e negra.






Não tinha banheiros para negros ali, tinha que correr não sei quantos quilômetros para chegar até um , não podia tomar café na mesma cafeteira dos "colegas " da sala , a água era diferente, não podia frequentar a mesma biblioteca e nem a mesma escola que os brancos.


Mesmo assim, se impôs com seus conhecimentos e foi atrás do seu ideal . Aos poucos foi conquistando Al Harrison .






As cenas dela correndo para o banheiro fora do departamento com as pastas nas mãos é hilária, ao mesmo tempo que triste.






Suas melhores amigas Dorothy Vaughn ( Octavia Spenscer) , hábil em mecânica, matemática e principalmente no desenvolvimento do programa a rodar na máquina do momento (IBM) e Mary Jackson ( Janelle Mónae), que além de tudo, tinha o sonho de ser engenheira da NASA, mas, não podia , pois não tinha diploma, já que não era permitido entrar mulheres e negras em uma universidade .






No meio do caminho das inteligentes, tinha Vivian Michael ( Kirsten Dinst) , Jim Parsons ( braço direito de Al Harrison) que a todo momento tentavam boicotas as mulheres .






Mahershala Ali ( Jim Johnson) é o futuro marido de Katherine , já que a moça era viúva e o pretendente se apaixonara por ela à primeira vista .






Legal essa história baseada em fatos reais, que nós não conhecíamos, e que fez parte da Guerra Fria .






Vale muito a pena assistir ao filme .






Eu recomendo !


"Estrelas Além do Tempo " - Theodore Melfi

Um comentário:

  1. Atriz Taraji P. Henson nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. Adoro o estilo dele além de inteligente para escolher os projetos no que trabalha, faz pouco tempo que a vi em Proud Mary e acho que é extraordinária. Personalmente considero um dos melhores filmes suspense 2018 . A chave do sucesso é o bem que esta contada a historia e a trilha sonora, enfim, um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir