Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de abril de 2016

"Chatô - O Rei do Brasil " OU A Polêmica Relação com Getúlio Vargas e As Simbologias com Nossa Política de Hoje



Desde a manhã, já havia decidido que seria esse o filme que eu veria à noite.

Antes disso, já havia me preparado com conversas com amigos para ver o que eles sabiam sobre Assis Chateaubriand.



Isso foi extremamente importante para eu ver e entender  o filme , já que uma amiga já o tinha visto e não entendido , não gostado .

"Chatô- O Rei do Brasil " , com a direção de Guilherme Fontes, depois de mais de 10 anos, finalmente passa nas telonas e telinhas de todos .


Lembrando que o filme foi bloqueado pela censura e teve problemas também com a captação do dinheiro investido e financiado por seu diretor e equipe.

"O Brasil não é para iniciantes "


O filme que é baseado no livro de Fernando Morais , conta a história do visionário Assis Chateaubriand .

Lembrando que os atores estão a 10 anos de hoje, e alguns já até morreram , como é o caso de Walmor Chagas e José Lewgoy .


Assis Chateubriand é Marco Ricca , que por sinal está excelente em seu papel .

Sua primeira mulher foi  Maria Eudóxia (Letícia Sabatella) , que a conheceu após um contato com a proprietária do jornal onde ele queria trabalhar .


O filme é todo em flashback e já mostra Assis com sequela de uma trombose e em uma cadeira de rodas .

Interessante foi a cena em que mostra Assis criança e aprendendo idiomas, exigência de seu pai/avô.


O que mostra que realmente seria uma pessoa determinada e inteligente , diferenciando -se dos outros.

Foi muito mais: arrogante , livre, fazia o que queria , falava o que queria falar , não tinha parada.


Viajou, transou com muitas mulheres , mandou e desmandou em seu jornal e fez com que Getúlio Vargas alavancasse sua carreira e chegasse na Presidência da República.

Aliás o filme mostra muito bem essa relação dele com Getúlio ( Paulo Betti ), influenciada pela socialite Viviane Sampaio ( Andrea Beltrão ) , excelente também em seu papel e que Assis ficou completamente apaixonado por ela .


Ela, por sinal, não dava muita bola para ele , era também inteligente , o entregou , fez sexo com ele , manteve -se junta em certos momentos , pintou e bordou, dando mostras que uma mulher também tem condições de estar envolvida na política e desenvolver também seu trabalho.

Chatô também conheceu Consuelo ( Eliane Giardini) e sua filha manceba Lola ( Leandra Leal ), casando-se com essa a posteriori e depois de alguns esforços, já que a moça o evitava, acabou tendo relações sexuais e filho com a menina que falava só em espanhol.


Um parceiro de Chatô meio ambíguo em sua relação , pois uma hora estava dentro e outra desempregado , era Rosemberg ( Gabriel Braga Nunes).


O filme tem muita informação, e ao contrário do que li sobre o mesmo , pode-se tirar várias coisas , e entender sim quem foi Assis Chateubriand !


Destaque para a fotografia, o figurino e os carros e casas da época em que se passava a história do precursor do rádio e da TV no Brasil.

Chatô era o dono da TV Tupi , aliás o nome provavelmente deve ser em homenagem a segundo ele próprio disse , de suas raízes ameríndias .


E o Julgamento do Século ? O programa em que Chatô aparecia , como se fora o Essa É sua Vida , com todas as mulheres e consequentemente os filhos que delas teve, seus parceiros, inimigos , colegas de jornal, rádio e TV . Tudo isso somado à presença dele moribundo , pós trombose , em uma cadeira de rodas.


O sexo ? Isso também não poderia faltar. A cena final foi toda baseada nisso que nos une, que nos liberta e que nos sufoca !

Vivi sobe em cima do moribundo , e através de seu corpo e sua pelve , se movimenta , sensualizando o gozo .


Valeu a pena !

Eu recomendo !


"Chatô - O Rei do Brasil " - Guilherme Fontes




Nenhum comentário:

Postar um comentário