Powered By Blogger

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

"Cazuza" OU Influências Musicais



"Nasci no Rio de Janeiro
  fruto do amor verdadeiro
  de uma cristã e um cristão

  num apezinho maneiro
  cresci vendo Tarcísio Meira
  meu pai na televisão

  fui na infância um cordeiro
  até descobrir no banheiro
  que eu tava na contramão

  daí sartei fora se mfreio
  me estrepo mas tô sempre inteiro
  e sou bem feliz, meu irmão ! "


"Edelweiss " - Música cantada por Cazuza , que seu pai presenciou e gostou !


Barão Vermelho , primeira banda que Cazuza entrou com sua voz

"rebelde sem calça ", como ele queria ser chamado


Cartola , Nelson Cavaquinho , Dolores Duran , Lupicínio Rodrigues ...  influências ...




Som Livre , sua primeira gravadora , a do pai


Ezequiel Neves , produtor musical , descobridor de Cazuza


Rimbaud , Kerouac, Roberto Frejat, Clarice LIspector, Allan Ginsberg , Billie Holliday,Chet Baker, Ney Matogrosso , Janis Joplin , Carlos Drumond de Andrade e Caetano Veloso , todas suas influências .

"Para compor, não planejo absolutamente nada. Acho que sou a pessoa mais desorganizada que alguém possa imaginar. Tudo acontece de supetão. Porque nunca sei como a coisa vai sair. Agora, quando a inspiração vem ,sou super caxias mesmo, muito sistemático ..."



A letra de "Down em Mim " ,  foi inspirada na música "Down On Me " , grava por Janis Joplin no primeiro LP , em 1966.

Quando Janis Joplin morreu , eu nem sabia quem eraela ... Só fui saber quando saí do Santo Inácio, que é um colégio de padres e fui para o Anglo -Americano, mais liberal , onde a gente ouvia Rolling Stones  no recreio.

Mas um amigo me mostrou a Janis Joplin, que eu conhecia da televisão , entre uma novela da janet Clair e outra. Tava assim: Jimi Hendrix e Janis Joplin mortos por drogas. Para mim, aquilo era uma coisa horrorosa. Mas quando ouvi aquela mulher descobri que ela era genial.
Aí eu entendi o que era o blues e através dela descobri a Billie Holiday e mesmo a Dalva de Oliveira.
Tudo aquilo eu já curtia, mas achava cafona. Aliás, sou cafona e assumo. Gosto de palavras como ingratidão. Sou meio Augusto dos Anjos : " Escarra na boca que te beija ".


"Down Em Mim " - Cazuza

Eu nãoi sei o que o meu corpo abriga
Nestas noites quentes de verão
E nem me importa que mil raios partam
Qualquer sentido vago de razão
Eu ando tão down
Eu ando tão down

Outra vez vou te cantar, vou te gritar
Te rebocar do bar
E as paredes do meu quarto vão assistir comigo
À versão nova de uma velha história
E quando o sol vier socar minha cara
Com certeza você já foi embora
Eu ando tão down
Eu ando tão down

Outra vez vou me esquecer
Pois nestas horas pega mal sofrer
Da privada eu vou dar com a minha cara
De panaca pintada no espelho
E me lembrar, sorrindo, que o banheiro
É a igreja de todos os bêbados
Eu ando tão down
Eu ando tão down
Eu ando tão down
Down ...down

Fonte:  Preciso Dizer Que Te Amo - Cazuza



"Down Em Mim "- Cazuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário