Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"XINGU" Ou A Realidade de Ser Índio no Brasil


A história do diretor Cao Hamburger é simples : Trata-se da saga de 3 irmãos , que decidem deixar de lado todo o conforto da vida das cidades e partir em expedição terra a dentro  e se alistar no Programa de Expansão na Região do Brasil Central , programa esse sistematizado pelo governo da época.


Foram esses heróis , os Irmãos Villas Bôas , os grandes protagonistas  dessa conquista ,que   chegou ao seu  ápice na conquista do Parque Nacional do Xingu em 1961 .


 Leonardo ( Caio Blat ) , Claudio ( João Miguel ) e Orlando ( Felipe Camargo )  , " Os Irmãos Villas Bôas " , não encontraram moleza para atingirem esse objetivo, muito pelo contrário, pois a batalha foi muito árdua .


Os pontos positivos que os ajudaram foram a experiência , a afinidade com os indígenas e o carisma dos três irmãos .


Porém , um surto de gripe , que quase dizimou a aldeia , vírus trazido pelo próprio homem branco , a própria triangulação branco-índios-irmãos , o contato mais íntimo com  a população indígena , até mesmo sexual  e outras dificuldades do dia a dia , atravancaram os dias e porque não essa expedição .


O local de filmagem : O Tocantins , nos mostra cenas belíssimas , trazendo uma fotografia  destacada  para o longa .


Destaque para a cena de chegada dos irmãos na aldeia dos índios , onde se vestiram e se pintaram como ele, dançando junto o seu ritual . Muito bonito !


No elenco ainda estão Maria Flor e Fabio Lago ( Barburra ) .


Para quem tem interesse na história de nosso país , de nosso povo , de nosso índios e de como foi a luta dos mesmos pelo seu espaço , que dura até os dias de hoje , vale a pena  assistir ao filme .


" Xingu " - Cao Hamburger

Um comentário: