Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de junho de 2012

"Os 7 Gatinhos " Ou Dedo do Diretor Nelson Baskerville no Teatro do SESI em Ribeirão Preto


Toda vez que vamos assistir algo de Nelson Rodrigues, temos que nos preparar para algo diferente , pois só  o texto já é algo diferente, aí, cabe ao diretor de cada peça fazer a sua leitura e assim passar ao público .


Assim, nessa apresentação de " Os 7 Gatinhos " , do Diretor Nelson Baskerville, apresentada no dia 23/06/2012, no Teatro do Sesi , em Ribeirão Preto , foi bem a cara do diretor .


A história , todo mundo conhece, fala da família do contínuo Noronha (Renato Borghi ), que trabalha  na Câmara dos Deputados , leva uma vida vagabunda e miserável , tanto assim que suas filhas precisam se prostituir para que entre algum sustento em casa .


Todas as 4 filhas , menos Silene (Greta Antoine ) , a caçula , com 16 anos , a última virgem  e quem o pai a considera a puritana da família e aposta todas as fichas , tanto é que Silene até estuda em um colégio interno.


Os dias na casa dos Noronha sempre seguiam seus rumos habituais , com suas  4 filhas e suas histórias promíscuas, umas com seus homens e uma delas até com a fama de ser a lésbica da casa , além da mãe, D. Aracy , ou Gorda ( Elcio Nogueira ) como Noronha a  tratava e mal por sinal , pois não tinha nenhum tipo de carinho já fazia algum tempo por sua mulher , quando de repente , o professor do colégio (Michel Waiman ), onde Silene estudava veio conversar com Seu Noronha  e lhe informar que Silene havia matado uma gata a paulada  ,que estava prenha de 7 gatinhos .


O mundo caiu para Seu Noronha, quando o professor acusou sua filha do crime e a própria Silene confessou o mesmo.


As roupas sujas da família Noronha começam a ser lavadas e muita coisa vem à tona .


Silene que não é pura nem nada está grávida . Mas quem lhe tirou a virgindade ?


O gringo da vizinhança ( Roberto Borenstein ) assim como o próprio médico da família  ( Roberto Arduim ) são obrigados a ter relações pecaminosas com Silene a troco de dinheiro e deveres ...


O romance do amante ( Marcos Ferraz ) da irmã de Silene  está ameaçado frente às novas descobertas ...


Assim ,o  final  está aberto para qualquer possibilidade que você possa ter em mente .


Deixando um pouco a história de lado , falo um pouco do cenário da peça, que foi de uma escolha muito particular e muito rica do diretor , com cores vibrantes, puxado para o vermelho .


Várias imagens de santos , muitos painéis espalhados por todo o teatro , uma maca , um vaso sanitário , uma tela , telas  aramadas ...


Destaque ainda para punhal , véus , ferro de passar , uma fantasia de gato ,microfones ...

A expressão corporal chama a atenção desde o início do espetáculo , com várias formas .

A sacada de ter um ator masculino interpretando um personagem feminino, no caso a " Gorda " , a mulher de Seu Noronha , onde com maestria Élcio Nogueira nos deu um show de interpretação .


As cenas de nudez tanto feminina (peitos ) quanto masculina (pênis ) , características das peças de Nelson Rodrigues , o que deixam as pessoas intrigadas , principalmente na parte masculina , deixando algumas dúvidas qual o personagem em que o pênis masculino estava inserido naquele retrato  ....

As intervenções modernas do diretor quando tivemos participações do seu Noronha interpretando " Meu Mundo  Caiu " de Maysa  e uma outra atriz lembrando e fazendo o papel de " Amy Winehouse " .


Particularmente, gostei muito da peça e poderia citar mais elementos , mas vou deixar que vocês possam vê-la e tirar suas próprias conclusões .

Eu recomendo !!!

Vale a pena !

2 comentários:

  1. Querido! Legal sua iniciativa de elogiar em seu blog uma peça tão bem montada e interpretada. Mas "Carol Parra", Amy Winehouse" entre outras citações e opiniões, são por sua conta.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela passada por aqui . Já estou tirando Carol Parra , mas vou continuar deixando Amy Winehouse , essa sim é por minha conta . Um abraço, volte sempre !!!

    ResponderExcluir