Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de junho de 2012

"Celso Frateschi " Ou Vida e Obra de William Shakespeare


Tive o prazer e a sorte de escolher o dia 31/05/2012 para assistir no Salão de Idéias , da 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto , o ator , diretor , dramaturgo e professor de interpretação na Escola de Arte Dramática da USP, "Celso Frateschi " .

Além de muito inteligente e culto , Celso veio todo preparado com trechos de textos , livros , recomendações e , claro , sua própria bagagem de ator , interpretando , através da leitura dramática , alguns trechos de peças de Shakespeare .


Percebe-se que Celso Frateschi  respira e passa com muito vigor seus conhecimentos  para  quem o ouve .

Ele começou falando um pouco das características das obras de Shakespeare , leu alguns trechos de  " Hamlet " ; Macbeth " , assim como citou "Ricardo III" e "Henrique V" e " Coriolano ".  Falou de Shakespeare como o maior dramaturgo já existente no mundo .

Já na parte que respondia perguntas da platéia , Celso Frateschi , diz não haver ninguém no Brasil , nem de longe que chegasse aos pés do poeta e dramaturgo inglês .

Falou um pouco também do grande hiato dos dramaturgos brasileiros que aconteceu no período da ditadura e na sua esperança de que um dia grandes escritores e dramaturgos ainda apareçam em nosso país .


Outro tema discutido , foi a respeito de Bárbara Heliodora , considerada uma das maiores tradutoras das obras de Shakespeare no Brasil  .

No final, Celso Frateschi, ainda falou de alguns de seus projetos , como o programa TUSP de leituras públicas e sobre um livro que reuniu grandes autores, incluindo Marilena Chauí para falar principalmente da definição conceitual de teatro , que depois, acabou distribuindo para a platéia alguns exemplares.

Assim , o grande ator de minisséries e novelas como Memorial de Maria Moura , A Muralha , O Beijo do Vampiro e O Astro , com certeza nos deixou uma ótima impressão de seu lado cultural , educacional e principalmente humano .


Valeu Celso Frateschi !  


Nenhum comentário:

Postar um comentário