Powered By Blogger

terça-feira, 19 de junho de 2012

"Gruta Casa de Pedra " Ou Ótimo Ponto Turístico em Tiradentes


Quando for à Tiradentes, um outro passeio que não dá para se perder é o da Casa de Pedra , que fica , próximo à saída da cidade, com destino à São João del Rei


A casa de pedra , é uma gruta de superfície , iluminada e com formações calcárias , tem 400 m de extensão e cinco salões .

O púlpito ...


A Boca de Tubarão ...


As visitas são sempre guiadas , paga-se uma taxa de R$10,00 e você vai com um capacete  e uma lanterninha no mesmo .


Detalhe da aranha acima ....


Essas figuras , lembram aquelas caixas de colocar os ovos ...


As histórias são muito interessantes , tanto do ponto de vista geológico, pois dizem que lá um dia foi um imenso mar, prova maior são as conchas encrustadas nas rochas , além dos "causos " de muitos que entraram lá no passado e não saíram .


Podemos encontrar alguns animais e insetos lá dentro , como morcegos e aranhas e até um urubu . às vezes, nos deparamos com a presença de alguns fósseis também .


 Aranha....


Conchas encrustadas nas rochas , mostrando que realmente há tempos , ali era mar ...


Um fóssil trazido por corujas...

Um Urubu ...


Um detalhe interessante foi a presença de uma enorme figueira que nos mostra perfeitamente  o processo de  fototropismo .


Uma história contada pelo guia também, foi que naquelas áureas épocas,na inauguração da estrada de ferro , tanto Olavo Bilac quanto D.Pedro II  , fizeram um picnic no salão do lustre , que é realmente muito bonito e um dos maiores da gruta.


O Salão do Lustre


O passeio demora de 30-40 minutos com as explicações do guia e realmente vale muito a pena ,ah e pode-se agendar o rapel também para fazer lá na gruta, que segundo o guia é bem diferente.


Formações digitiformes ...


Eu recomendo !!!

Um comentário:

  1. já fui duas vezes lá e não achei, vc lembra a entrada? Seria ali na Renato Russo, já na rodovia 265?

    att

    ResponderExcluir