Powered By Blogger

domingo, 17 de junho de 2012

"Matriz de Santo Antônio em Tiradentes " Ou Uma das Igrejas com mais ouro no Brasil


Podemos considerar o cartão postal de Tiradentes a Matriz de Santo Antônio , que de quase todos os lugares da cidade , podemos avistá-la e sua visita é parada obrigatória para quem está em Tiradentes .


Sua obra  foi iniciada em 1710 e terminada em 1752 , ano em que sua talha foi revestida de ouro .


É um dos mais belos templos barrocos do Brasil, com sete altares de tal em estilo Dom João V , com couro decorado com guirlanda à maneira de tribuna de teatro e um belo órgão rococó , instalado em 1788, comprado na cidade portuguesa do Porto , ao organeiro Simão Fernandes Coutinho , pela irmandade do Santíssimo Sacramento, por duzentos e dois mil réis .


A caixa do órgão foi feita por Salvador de Oliveira  e pintada por Manuel Victor de Jesus.


No alto pode se ver o relógio do sol, feito em 1785 por Leandro Gonçalves Chaves.


A atual fachada da igreja, datada de 1810, foi construída por Cláudio Pereira Viana, que com planta de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho , que cobrou dez oitavas e meia de ouro.


A igreja tem ainda duas belas sacristias com pintura de estilo rococó, de autoria de Manuel Victor de Jesus, arcas de Cabiúna, com ferragem de prata.


A sala dos Sete Passos com imagem da Paixão de Cristo; ricos lampadários datados de 1740 , além de importantes imagens do século XVIII , que ornam os altares laterias da nave .


Detalhe para o lustre de prata e no teto, todo feito de madeira  e ouro .

No piso , há marcas de antigas sepulturas , que segundo os guias , quanto mais perto do altar, mais dinheiro tinham essas pessoas alí enterradas , e que depois de um certo período, esse costume foi proibido pela igreja .


Não se pode perder o roteiro narrado, que conta a história da igreja, usando jogos de luzes e um texto  de 16 min gravado pelo ator Paulo Goulart.

Outra preciosidade é o Concerto  da grande musicista Elisa ,que toca o órgão geralmente de sextas a domingos .


Ao lado da matriz , temos o cemitério , onde são enterrados ainda algumas pessoas da cidade .

Uma outra dica é subir à noite até a igreja São Francisco de Paula e avistar pórtico da matriz , onde podemos observar a imagem de São Francisco , já que Santo Antônio era Franciscano .

Vale a pena a visita !!!

Eu recomendo ...

Um comentário:

  1. Realmente todas as igrejas são maravilhosas, mas nenhuma me chocou tanto quanto a de Santo Antônio, para visitar Tiradentes e aproveitar bem seus encantos é preciso ficar mais que um dia nesta maravilhosa cidade!

    ResponderExcluir