Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de abril de 2012

"Cazuza " Ou Todo Humano é Santo e Pode Amar, Sim !


"Todo humano é santo e pode amar , sim !  " Aproveitando esse verso de Cazuza da contra capa do livro "Só as mães são felizes" , fiz uma pesquisa em um outro livro seu " Preciso dizer que te amo " e também na edição especial Cazuza! da Revista Bravo , para postar alguns trechos de músicas e explicações para tais , se é que elas existem ...

"Você tem que entender/ Que sou filho único/ Que os filhos únicos são infelizes/ Eu tento mudar/ Eu tento provar que me importo com os outros/ Mas é tudo mentira."  ( Trecho da música "Filho Único " , quando Cazuza rompeu com o Barão Vermelho , fez essa canção como para que se desculpar )


"Eu quero a sorte de um amor tranquilo/ Com sabor de fruta mordida/ Nós na batida, no embalo da rede /Matando a sede na saliva/ Ser teu pão , ser tua comida/ Todo o amor que houver nessa vida/ E algum trocado pra dar  garantia." ( Trecho de " Todo Amor que Houver Nessa Vida " , mostrando que nem tudo precisava ser rimado para ficar bom nas letras de Cazuza )

"Eu não sei o que meu corpo abriga/ Nestas noites quentes de verão/ E nem me importa que mil raios partam/ Qualquer sentido vago de razão/ Eu ando tão down/ Eu ando tão down." ( Trecho de " Down Em Mim " , mostrando tons confessionais em suas letras )


"Girando de mesa em mesa/ Sorrindo pra qualquer um/ Fazendo cara de fácil,é/Jogando duro/Com o coração gracinha / todo mundo tem um ponto fraco/ Você é o meu, por que não ?" ( Trecho de " Ponto Fraco " , refletindo o comportamento direto e cínico dos jovens dos anos 80 )

"Pouco me importa o que essa gente vá falar/ Falem mal/ Eu já tou prá lá de rouco, louco total/ Eu sou o teu amor, me entenda/Você precisa  descobrir o que está perdendo/É , o que está perdendo!/ Botando banca, posando de star/ Você precisa é dar!" ( Trecho de " Posando de Star " , Cazuza desafiou a censura com essa música, que falava da paixão entre dois homens )

"Todo dia  tem a hora da sessão coruja/Só entende quem namora/Agora vam'bora/Estamos meu bem , por um triz/Pro dia nascer feliz/ O mundo acordar/E a gente dormir ..."  ( Trecho de " Pro Dia Nascer Feliz "  que conta a história de um sujeito que passa as noites fazendo sexo )


" Mais uma dose ? /É claro que eu estou a fim/ Anoite nunca tem fim/ Por que  a gente é assim ?(...)/Canibais de nós mesmos /Antes que a terra nos coma/ Cem gramas, sem dramas/ Por que a gente é assim? .../Você tem exatamente/ Um segundo pra aprender a me amar / Você tem a vida inteira/ Pra me devorar."  ( Trecho da música " Por Que A Gente É Assim " , fazendo uma referência ao álcool, à cocaína e ao estilo de vida dos jovens da época )

" Teu corpo com amor ou não/ Raspas e restos me interessam/ Me ame como a um irmão/ Mentiras sinceras me interessam/ Me interessam  ( Trecho de " Maior Abandonado " , onde a loucura do amor se esvai nas letras do Poeta )

"Que por você eu largo tudo/ Carreira, dinheiro , canudo/ Até nas coisas mais banais /Pra mim é tudo ou nunca mais ."  ( Trecho de "Exagerado " - Um auto -retrato do cantor )


"A emoção acabou/Que coincidência é o amor/A nossa música nunca mais tocou."
"Eu protegi teu nome por amor/Em um codinome ,Beija-Flor/Não responda nunca, meu amor/ Pra qualquer um na rua, Beija -Flor." ( Codinome Beija- Flor " - Sua música mais delicada )

"Você nunca sonhou/Ser currada por animais/Nem transou com cadáveres?/ Nunca traiu teu melhor amigo/Nem quis comer a tua mãe?/Só as mães são felizes". ( "Só As Mães São Felizes " - mescla de temas da cultura maldita, com flashes das noites sórdidas, em meio a prostituas e travestis , através de referências e experiências )

" Te ver não é mais tão bacana/ Quanto a semana passada(...)/O nosso amor a gente inventa/ Pra se distrair/ E, quando acaba, a gente  pensa/ Que ele  nunca existiu."  (" O Nosso Amor A Gente Inventa " - falando de um amor que não precisa estar conectado com a realidade )


" Quero que você / Me ame bastante/ Daqui até a Constante Ramos/ Vamos, vamos/Vamos lado a lado/Como dois gigantes/Enfrentando  os ônibus... " Eu ando apaixonado/ Por cachorros e bichas/ Duques e xerifes ."  ( "Quarta-Feira " - Música com um duplo sentido , fazendo menção escrachada ao amor entre dois homens )

"E as estrelas ainda  vão nos mostrar/ Que o amor não é inviável/Num mundo inacreditável/ Dois homens apaixonados." ( " Como Já Dizia Djavan" - Sexo na MPB )


"Um Trem Para As Estrelas " - Cazuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário