Powered By Blogger

domingo, 15 de abril de 2012

"O Contador de Histórias" Ou Como O Afeto e A Paciência Pode Mudar A Vida De Uma Pessoa .



Assisti ao filme  " O Contador de Histórias " de  Luiz Villaça , baseado na história do mineiro Roberto Carlos Ramos . O filme que retrata a BH , dos anos 70 , inicia com uma família de " assaltantes " , onde a mãe , escolhe o menor Roberto , na época com 6 anos , para desde já frequentar as entidades que recuperam menor , pois acreditava na propaganda que as mesmas faziam , que os meninos alí instituídos virariam um dia homens de bem, como médicos, advogados e engenheiros.


 Mas, não foi o que aconteceu com o menor Roberto , e também nem sei se aconteceu com um outro menor daquela instituição . Roberto , que ao atingir determinada idade, mudou-se de instituição , mas sempre foi taxado de um menor sem a mínima condição de desenvolver-se socialmente em qualquer uma delas, visto que , o mesmo já havia fugido uma centena de vezes .


 Certo dia , uma  pedagoga francesa , Margherit Duvas , que é representado pela atriz portuguesa Maria de Medeiros , vem ao Brasil , com o intuito de fazer uma pesquisa . Se interessa por Roberto , entra com toda calma e cordialidade em sua privacidade e de início ganha a sua atenção . Depois de alguns tropeços de Roberto com Margherit, como Roubos , fugas e outras coisas , Roberto  após uma dura enrascada , volta à casa  de Margherit em busca de refúgio e aí , definitivamente tem com a mesma uma relação plena de afeto  e carinho , fazendo com que a vida dos 2 tenha um só crescente em seus objetivos .


O final para Roberto Carlos é  bem estimulante para todos que se sentem na mesma situação que um dia ele se encontrava, pois hoje , ele é um exemplo de civilidade para todos nós .


Destaque para  o gravador e o microfone de Margherit  , assim como suas fitas cassetes . E muito boa a cena em que Roberto abre todas as torneiras da casa , enche a banheira , coloca o gravador, as fitas e deixa transbordar a água , descendo para o primeiro piso da mesma por estar com raiva de Margherit.



Um bom filme para reflexão !


" O Contador de Histórias " -  Luiz Villaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário