Powered By Blogger

sábado, 28 de abril de 2012

"Hécuba" Ou A Cadela Negra de Olhos Flamejantes "


Se apresentou nesse último dia 27/04/2012 , no Theatro Pedro II , em Ribeirão Preto , a peça " HÉCUBA " do aclamado diretor Gabriel Villela .


A peça ,uma tragédia grega , adaptada da obra de Eurípedes, escrita em 424a.C , conta-nos que após a queda de Tróia , o fantasma de Aquiles aparece aos gregos , os vitoriosos e pedi  que seja sacrificada a virgem Polixena , uma das filhas de Príamo e Hécuba Rei e Rainha de Tróia . Assim , Odisseu , vai até a tenda de Hécuba buscar Polixena , que como uma heroína , segue espontaneamente .


Mas o que Hécuba ainda não sabe é que  Polidoro , seu filho mais novo , também morreu . Ele foi deixado nas mãos de Poliméstor , Rei  do Quersoneso Trácio , em confiança pelo seu marido , mas , Poliméstor mandou matar o menino , após a queda de Tróia , para apoderar-se dos tesouros , jogando o cadáver ao mar. O corpo chega à praia e é levado à Hécuba que fica desesperada com a descoberta .


Com isso , Hécuba apela à Agamêmnon para vingar -se de Poliméstor , mas ele pedi que a própria Hécuba faça isso pelas próprias mãos.


Assim, Hécuba , com a ajudas de suas fiéis Troianas , atraem Poliméstor e seus filhos à sua tenda , matam os mesmos e furam os olhos de Poliméstor . Enfurecido , o Rei do Quersoneso Trácio  revela qual será o destino de Hécuba pelo oráculo de Dionísio : Ela será transformada em uma cadela negra com olhos flamejantes !


A peça tem a duração de 1 hora e isso é um fator importante , pois o texto que é bem rebuscado , como não seria diferente , acaba  fazendo com que tenhamos uma atenção maior aos diálogos e assim esse tempo parece ser até maior .


O cenário é perfeito , as particularidades , a engenharia da porta, o fundo vermelho quando ela se abre , as banquetinhas , enfim, percebe -se claramente a assinatura do diretor .


Os adereços,  colares  , vestimentas , as armas   são igualmente perfeitos e chamam muito a atenção , assim como as máscaras que são muito bonitas .


A trilha sonora vem da região dos Balcãs  e tem também algo adaptado  do filme A Rainha Margot  e é cantada por todos os atores durante a peça . Detalhe para o som de cães no início e no final , dando alusão ao fato de Hécuba se transformar pelo oráculo de Dionísio em a cadela negra de olhos flamejantes !!!


O trabalho de ator é perfeito , assim como a expressão corporal e em várias formas que o mesmo corpo pode se apresentar em um mesmo momento .


O trabalho com a máscara  e com a vestimenta também chamou a atenção , sendo um outro ator em cena .


O elenco além de Walderez de Barros (Hécuba ) , tem também as participações de Flávio Tolezani (Odisseu ) , Fernando Neves ( Poliméstor ) ,Leonardo Diniz ( Agamêmnon ),Luísa Renaux (Troiana ) ,Luíz Araújo ( Polidoro ) ,Marcello Boffat ( Corifeu ) ,Nábia Vilela ( Polixena ) e Rogério Romera ( Taltíbio ).


A Direção Musical  fica por conta do ótimo Ernani Maletta .

No final , tiramos fotos com Walderez de Barros .



Parabéns a todos . Parabéns  a  Gabriel Villela !


" Hécuba " - Gabiel Villella

Nenhum comentário:

Postar um comentário