Powered By Blogger

domingo, 10 de setembro de 2023

" Alma Viva " OU Enterrando Os Mortos Em Portugal



Assisti ao filme português " Alma Viva ", dirigido por Cristèle Alves Meira , que foi o candidato de Portugal ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2023, mas não entrou na lista final.

Tenho problemas com filmes portugueses, não sei explicar. Talvez por serem realistas demais, simples demais e por demasiado complexos, com diálogos extensos, não é esse o caso, mas ainda tenho meus problemas com os filmes portugueses.


Esse simpático filme, nos traz uma vila nas montanhas, me parece com alguma característica fronteiriça, onde a pequena Salomé (Lua Michel) vai passar as férias de verão na  casa da avó ( Ester Catalão).

A simbiose entre as duas é total, e o que mais me encantou foi quando as duas cantava para São Jorge protegê-las dos maus olhados e tudo em volta. 

Não deu certo!


A avó de Salomé passou mal com peixes da vizinha e um doce do filho, e todos os parentes tiveram que se reunirem às pressas para o funeral e enterro da matriarca.

O filme bate muito nessas tradições portuguesas do cortejo e claro, você vê muita coisa diferente da nossa aqui.


Valeu pela indicação, e pelo que vi no filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário