Powered By Blogger

terça-feira, 25 de abril de 2023

" O Ódio " OU Juventude Francesa X Polícia



 

Fazia muito tempo queria assistir a esse filme " O Ódio " de Mathieu Kassovitz, que está em uma grande parte de listas de cinéfilos e críticos de cinema.

Mesmo o filme sendo de 1995, e sendo o primeiro do diretor que se notabilizou e ganhou prêmios com ele, é uma obra prima, principalmente na cinematografia e atuação dos atores, que nos traz Vincent Cassel bem novinho.

O filme tem a crítica social da xenofobia, do racismo e do poder que a força da polícia usa em relação aos jovens da periferia parisiense.

É uma guerra interminável, um ÓDIO que atinge as duas partes, destruindo famílias e contribuindo para o abismo social existente naquele país.

Três adolescentes: Vinz (Vincent Cassel), que é judeu, é o mais raivoso dos três; Saïd (Said Taghmaoui) fala mais besteira e Hubert ( Hubert Koundé) é negro, e o mais maduro, que canaliza a sua raiva através do boxe.



Os três passaram a noite toda em conflito com a policia, depois que Abdel Ichah, um árabe de 16 anos e amigo deles, fica em coma após ser espancado durante um interrogatório.

O que se vê é um combate diário entre a polícia e esses jovens, às vezes do nada, sem motivo algum e que pode resultar em morte. Fora os grupos de extrema direita, como os skins que também gratuitamente querem extinguir negros, pobre, árabes e homossexuais de Paris.

O filme não é fácil e palatável, mas também não é essa a intenção. As cenas, a fotografia, a dinâmica dos personagens e os motes são os seus pilares.

Valeu. No MUBI ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário