Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de abril de 2023

" O Castelo de Vidro " OU Filosofias Diferentes



 Outra indicação é o filme " O Castelo de Vidro " do diretor Destin Daniel Cretton, adaptação do livro homônimo de  Jeannette Walls.

Passamos pelos anos 60,70, 80 e anos 90 nos EUA, e vemos uma família diferente das habituais pelos hábitos dos pais.

Rex (Woody Harrelson) é o pai que faz com que essa família seja preferencialmente disfuncional. Rose Mary (Naomi Watts) é a mãe, que apesar de mais tranquila, deixa a vida lhe levar.

Rex é engenheiro e ensina seus filhos com suas teorias e as coisas práticas da vida. Ele não os deixa estudar em escolas. Além disso é alcóolatra e se altera demais quando bebe. Rose Mary é artista e quando está com um pincel e uma tela, deixa até sua filha Jeannette mexer no fogão e se queimar, dando prioridade a a sua arte.

Jeannette ( Brie Larson) cresce nesse ambiente conturbado e junto com os irmãos sobrevivem aos caprichos dos pais, chegando a passar fome. 



Jeannette e seus irmãos ficavam mudando de cidade em cidade, de emprego em emprego, de casebre em casebre, não tendo nunca um endereço fixo.

Sempre fugindo de cobradores, nunca tendo dinheiro para nada, indo vez ou outra para a casa de seus pais, Rex chegava a ser cruel em alguns momentos, vide o dia da piscina coletiva.


Sua mãe, áspera e violenta, padecia de problemas de ordem mental e sexual. Seu pai, não abria a boca, e seu irmão, um bruta montes, seguia as ordens da mãe.

Um vida falsa, com falsas promessas ( construir um castelo de vidro para a família), falsos discursos, que confundiam mais que acalentavam as cabeças das crianças.


Elas cresceram e entendiam que a melhor coisa a se fazer era fugir do convívio deles, e um a um foi siando, ou melhor, fugindo desse vínculo.

Quando adultos, em Nova York, com seus parceiros, trabalhos e outra situação social, os pais insistiam em ficarem perto deles, vivendo na rua, catando isso e aquilo, e vivendo em prédios abandonados.


E tudo isso não era ficção não. 

Com relação ao elenco em sua ordem de cronologia: 
Brie Larson como Jeannette Walls 
Chandler Head como Jeannette Walls (aos 8 anos)
Ella Anderson  como Jeannette Walls (aos 11 anos)



Sarah Snook como Lori Walls 
Olivia Kate Rice como Lori Walls (aos 10 anos)
Sadie Sink como Lori Walls (aos 13 anos)

Josh Caras como Brian Walls
Iain Armitage como Brian Walls (aos 6 anos)
Charlie Shotwell como Brian Walls (aos 9 anos)

Brigette Lundy Paine como Maureen Walls
Charlie and Noemie Guyon como Maureen Walls (Bebê)
Eden Grace Redfield como Maureen Walls (aos 3 anos)
Shree Crooks como Jovem Maureen Walls

Max Greenfield como David
Dominic Bogart como Robbie
Joe Pingue como Tio Stanley

O final é um misto de momentos ruins e bons de um pai que achou ser o dono da verdade.


Para refletir...

Na Netflix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário