Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de abril de 2023

" O Duque " OU Um Goya Roubado da National Gallery

 

Assisti ao filme " O Duque" de Roger Michell, que está no streaming da HBOMAX, que baseado em fatos reais, conta a história de Kempton Bunton, um taxista de 60 anos que rouba um quadro pintado por Goya, " O Duque de Wellington", da National Gallery, em Londres.

Bom, fazendo um parênteses, o Duque de Wellington, foi um general britânico que derrotou o exército de Napoleão Bonaparte. Goya pintou esse quadro entre 1812 e 1814.

Voltando ao filme Jim Broadbent que faz o Sr. Bunton e é casado com Doroty ( Helen Mirren), arrasa no seu papel, dando vida ao personagem e ao filme.

Bunton certo dia aparece em casa com a tela de Goya, e pede ao seu filho Jackie ( Fionn Whitehead) para escondê-la da mãe, que não iria ficar nada contente com a história.

É que ele estava sendo cobrado por ter uma licença para ter a televisão em casa e a BBC, e não queria pagar esse tipo de imposto. 

Com o quadro, queria chamar a atenção do governo inglês e em troca tirar dos idosos essa taxa abusiva.

Pelo fato de ter a TV e não a licença, já passara alguns meses na cadeia.

No retorno, sua futura nora descobre o quadro em sua casa e o chantageia, fazendo com que ele devolva o quadro ao museu no mesmo dia e seja indiciado por roubo.

Chega a fase dos tribunais, dos advogados, da cadeia novamente, da não aceitação de sua mulher pelo ocorrido, e do apoio do filho Jackie.

Foi repercussão na TV britânica, todos sabiam da história de Kempton Bunton e o roubo do quadro.

Gosto sempre dos finais desses filmes que mostra no letreiro o que sucedeu com os personagens. Bem interessante.

Vale a pena! Na HBOMAX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário