Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de julho de 2021

"Elize Matsunaga : Era Uma Vez Um Crime " OU Premeditado ou Ensandecido ?

 


Assisti a minissérie  Elize Matsunaga : Era Uma Vez Um Crime ", da Netflix, com a direção de Eliza Capai, em 4 capítulos, que conta a história desse fato que comoveu o Brasil em 2012.

Elise Matsunaga, menina simples, família humilde, que morava em Chopinzinho no Paraná, onde logo cedo foi abandonada pelo pai, sua mãe foi para a capital ganhar dinheiro para sustentar a família, se juntou com outro homem, e esse, o padrastro de Elise a estuprou.

Elise tentou fugir da casa, voltou, e foi morar com a tia. Saiu de casa para também ganhar o seu dinheiro e sair daquela miséria.

Foi ser garota de programa em São Paulo, fez faculdade de Direito, e conheceu Marcos Matsunaga, o herdeiro da Yoki, onde teve uma vida de rainha.

Conheceu o mundo, comeu e bebeu do melhor, aprendeu a caçar, teve contato com armas, vinhos, charutos e outras excentricidades, que fazia do casal, um casal exótico.

O único problema do casal era o ciúmes. Elize sempre desconfiava de marcos de ele ter uma amante. A Yoki estava para ser vendida em um negócio de bilhões.

Elize contrata um detetive que confirma o adultério. Marcos tinha uma outra mulher: Outra prostituta .

Ela fica ensandecida, vai para Chopinzinho para ver a tia, volta e nesse mesmo dia, mata marcos com um tiro e o esquarteja, tirando-o do apartamento através de malas.

O corpo é colocado em partes em sacos plásticos e lançados em uma estrada de terra em Cotia.

Elize assume o assassinato. Ela acabara de ter tido uma filha, que não havia completado 01 ano. 

Por que Elize o matou e o esquartejou dessa forma ? Essa é a questão. Foi condenada a 19 anos, e depois reduzido a 16 anos.

No documentário vimos a predileção de marcos por prostitutas, de como ele gostava de armas, de caça, de vinhos e charutos. Tinha um arsenal em casa e uma adega milionária.

Elize em uma frase resume tudo: Tem segredos que não revelamos nessa vida. Vão morrer com a gente.

Nos quatro capítulos, os advogados de defesa e acusação, toda a arquitetura planejada para o dia do julgamento, o legista que mais parecia um artista, com suas frases inéditas , surreais e fantasiosas.

O que fica bem claro também é que estamos em um país extremamente machista, misógino, com a figura da mulher não valendo nem uma nota de 2 reais.

Na verdade, acredito que todas as prostitutas estouraram um champagne com o caso de Elize, por tudo o que elas recebem de ruim durante sua jornada, por tudo que elas apanham, são humilhadas, cuspidas pela sociedade e assassinadas. Quantas prostitutas são assassinadas por dia no Brasil ?

Nada disso dá o direito de uma mulher atirar e esquartejar o marido por isso ou por aquilo, não dá o direito de fazer justiça com as próprias mãos, mas, tudo isso agora é só uma história, que virou uma minissérie e que talvez ninguém saiba realmente o que aconteceu naquele dia.

Assistam na Netflix !

Nenhum comentário:

Postar um comentário