Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

"O Nome da Morte" OU Quer Um Pão de Queijo ?



Filme baseado em fatos da vida real , " O Nome da Morte "  com a direção de Henrique Goldman , inspirado no livro homônimo de Klester Cavalcanti ,tem o Tocantins e a Amazônia como pano de fundo e a história de um pistoleiro que matou 492 pessoas, ficou preso apenas 1 vez por um dia e no outro foi solto, e vive ainda hoje com a mulher no interior .


O longa começa com a pobreza em que a família de Julio Santanna ( Marco Pigossi)vive, na roça, com uma borracharia improvisada e ele não querendo pegar muito no pesado .

Com a chegada do tio Cícero (André Mattos), a família o convence de levar o menino pra cidade e ver se arruma um emprego pra ele na polícia . ( Mas, e o concurso público , etc, etc ).


Vendo a excelente capacidade de atirar de Julio, Cícero se anima e leva o rapaz pra sua casa. Dá casa, comida e dinheiro ...

Como ? Inicia o rapaz no crime de pistoleiro , o que Cícero já faz , e a sedução pelo poder, dinheiro e proteção faz com que Julio comece a matar muita gente. Os números de homicídios vão aparecendo como um contador na tela e vai só em ordem crescente ...


A primeira morte foi difícil, mas, depois o rapaz tomou jeito pela coisa e seguiu em frente.

Com o apoio da polícia , Julio sente mais segurança ainda em fazer os trabalhos encomendados , mesmo percebendo que seu tio passa -o para trás , pagando bem menos que o combinado com o mandante.


Nessa toada, Julio conhece maria ( Fabíula Nascimento ) e se apaixona por ela, fazendo casa, morando junto e assumindo um filho . O casal perfeito , frequentando igreja e tudo , tirando o lance das mortes ...

É mais um caso, e nessa Julio se dá mal, vai preso , mas, por apenas 1 dia . Lógico, a polícia está com ele. Mas, bastou para maria que descobriu todo o seu jogo de mentiras.


Algum tempo separado, o moço pede para voltar dizendo estar regenerado . Seu tio Cícero é carta fora do baralho . Os dois têm uma nova vida, se estabelecem com certeza com mais algum trabalhinho de Julio.


Mas,o castigo vem pra casa dele, e as coisas voltam à estaca zero. Júlio definitivamente promete parar, e sem dinheiro vão morar num barraco. Têm outro nenê . Alguém o procura para um novo serviço ...


Gostei , mostra a impunidade desse tipo de gente no Brasil, o conluio com a polícia , explicando muitos crimes que nos vem à tona e que ninguém  paga por eles.

No elenco ainda Matheus Nachtergaele e Toni Tornado, Augusto Madeira e Martha Nowill.

Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário