Powered By Blogger

terça-feira, 6 de novembro de 2018

"Casablanca" Ou Um Filme Para Um Toque a Mais na Passagem por Marrocos


Fiz questão de re assistir a esse filme dias antes de minha viagem ,pois passarei em Casablanca no Marrocos e lógico queria rever o clássico filme de 1942.

O filme, dirigido por Michael Curtiz, tem a cidade Marroquina, como rota para exilados e fugitivos dos alemães na segunda guerra mundial, porque dali, eles esperavam um visto para Lisboa, e aí sim, viajariam de navio para a América.


Um deles, o americano Rick ( Humphrey Bogart), foge de Paris, depois de se apaixonar por uma linda mulher que conheceu em um café, com a maior decepção de sua vida: ela não compareceu na estação de trem conforme combinado e ele veio sozinho para Casablanca.

Em Casablanca, Rick, um homem com uma boa visão para os negócios, abre um café : O Ricks , que com seu pianista Sam ( Dooley Wilson) é o maior sucesso na cidade marroquina nas noites quentes .


Rick é uma figura bem sisuda, séria, não bebe com os clientes, não dá moral para ninguém, não revela suas artimanhas , mas, tem um conluio com o chefe da polícia local , Capitão Renault ( Claude Rains), onde os dois estão sempre de negócios , levando vantagem em tudo que aparece por ali.

O que mais tem na cidade marroquina é gente querendo dar o golpe, e facilitar a viagem para quem está esperando o visto para viajar para Lisboa, e isso Ugarte ( Peter Lorre), é mestre, e também é um dos acusados do crime de dois alemães no caminho à Casablanca, o que pode lhe custar a vida.


Sabendo disso, ou percebendo a situação embaraçosa, pede a Rick que lhe guarde 2 salvo-condutos, dados por nada mais nada menos, Charles De Gaule, o que lhe daria um bom dinheiro .

A vida de Ugarte e também  de Rick complica com a chegada do alemão Major Strasser ( Conrad Veidl), que toma o Ricks como uma plataforma de trabalho para suas andanças e averiguações .


Nessa toada, chega à Casablanca o também procurado tcheco Victor Lazlio ( Paul Henreid) e sua mulher Isa ( Ingrid Bergman), que não sabia que o dono do Ricks era o homem por quem se apaixonou em Paris. Só descobriu ao ver Sam, o pianista e amigo de Rick.


O caso vem à tona, ela tenta se explicar, Rick não a perdoa de início , e acaba por fazer também um selo com Victor Lazlio.

As coisas vão se afunilando em Casablanca, o café de Rick é fechado pela polícia, que está prestes a por a mão em Victor Lazlio, por causa de suas ideias revoluciona´rias e de resistência.


O romance de Rick e Isa reatará após longos anos ? Vicot Lazlio será preso pelos alemães ? Como terminará o café mais famoso de Casablanca ?

AS TIME GOES BY ...


Valeu a pena!

Eu recomendo !

PS : Agora, quero visitar o café, que é uma réplica perfeita do café do filme, que na verdade não era em Casablanca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário