Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de abril de 2017

"Capitão Fantástico" OU Viggo Mortensen Também Merecia Ganhar O Oscar !






Uma grande surpresa pra mim esse filme de Matt Ross . " Capitão Fantástico "  Tem que ser visto !


O filme começa mostrando um pai e uma ninhada de 6 filhos , tudo loirinho numa floresta , nos EUA.




Lá eles tem de tudo : Casa para dormir, local de trabalho , horta, os animais para subsistência , ferramentas , cozinha e muito mais .




Eles treinam exaustivamente , sob o comando do pai Bem ( Viggo Mortensen) a parte física e também a parte intelectual e emocional.


Bem tem uma biblioteca ao seu dispor dentro do seu ônibus ( igual aquele de escola americana ) e para cada um dá um tipo de livro para ler, entender e depois cair na sabatina do pai.


Eles não vão para a escola . O pai que passa os princípios de sua ideologia, que no caso é o socialismo .




A mãe dos meninos ? Com o tempo ficamos sabendo que está internada muito mal em uma clínica . Depressão ? Transtorno bipolar ?


O braço direito de Bem é o seu filho mais velho Bo ( George Mac Kay), que segundo as leis do pai, acabara de se tornar um homem . ( tem todo o ritual de passagem )




Os filhos de Bem são fantásticos, aplicados, disciplinados . Dá gosto de ver !


Ben recebe a notícia da morte da mulher e a raiva do sogro que não o quer ver nem pintado  na frente , dizendo que o mandaria prender se fosse ao funeral .




O sogro acusa Ben de ser o responsável pelo suicídio de sua filha, com suas ideologias e meio de vida totalmente fora da casinha.


Ben e os filhos não querem nem saber do que pensam as pessoas, eles vão ao funeral da mãe , passando no meio do caminho na casa da irmã de Ben e já encontrando dificuldades de sociabilizarem com o meio externo e os costumes da cidade.




A viagem com o ônibus é uma delícia e você com certeza se divertirá com a família .


Chegando ao funeral, no meio de uma missa, a família entra toda caracterizada na igreja, chamando a atenção de todos .




Ben interrompe o padre e lê um bilhete deixado pela mulher  falando dos seus últimos desejos, assim como , de que forma gostaria de ser enterrada . ( cremada ).


O sogro de Ben o manda ser retirado da igreja por seguranças , até que acabe a missa, enterrem a mulher e tudo acabe bem .


Será ?


Os questionamentos da ideologia de Ben pela sociedade , família e até por um de seus filhos , nos leva a uma reflexão de que mundo gostaríamos de viver .




Ou não !


Ben decide voltar de ônibus para seu habitat, mas, uma reviravolta dos filhos muda todo o final da história .


Filme para reflexão, bem atual , com a polarização em que vivemos , a forma de pensar de um grupo e outro , no que acreditamos , qual a nossa religião , como criar nossos filhos desde pequenos , falar a verdade , omitir ?




Excelente do começo ao fim . O trabalho de Viggo Mortensen é digno de todos os prêmios !


A fotografia, a trilha sonora belíssima, o figurino e o enredo , fazem de" Capitão Fantástico " um filme a ser obrigatório .


Destaque para a execução pelos filhos de Ben da música " Sweet Child O'Mine ".




Valeu muito a pena !


Eu recomendo !


"Capitão Fantástico" - Matt Ross

Nenhum comentário:

Postar um comentário