Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

"Homens E Deuses " OU Fé X O Perigo da Morte


Foi oportuno ter assistido a " Homens e Deuses " do diretor Xavier Beauvois no dia 18 de outubro , dia do médico .

O filme fala de oito monges franceses que são destinados através de uma missão externa de conviver com os vizinhos muçulmanos em um mosteiro numa montanha na Argélia .


O vilarejo era bem simpático , com pessoas carentes que se davam muito bem com os monges franceses , inclusive lotava o ambulatório improvisado do Dr Luc ( Michael Lonsdale) que atendia aos necessitados , dando seus conhecimentos e também medicamentos .


Foi nisso que disse ser oportuno assistir ao filme justamente nesse dia , pois ver um senhor de uns 80 anos ainda fazer uns 150 atendimentos por dia , orgulha muito ainda quem ama essa profissão .


Mas, havia um problema : a região era constantemente atacada por terroristas muçulmanos também . E o exército local oferecia ajuda e proteção , mas , os monges não aceitavam , e queriam continuar a viver de seu modo : simples, rezando , com a proteção de Deus .


O filme todo passou com a incerteza de alguns dos monges em ir embora dali , devido ao medo de serem pegos e mortos .

Mas, no final , eles se uniram e resolveram com muita fé ficarem todos juntos num único objetivo .


O monge Christian ( Lambert Wilson ) era o mentor deles , e tinha os objetivos mais firmes quanto a posição da influência do exército .

Christophe ( Olivier Rabourdin) era um dos duvidosos quanto à permanência ou não no mosteiro  .

Amédée ( Jacques Perrier ) era o mais velhinho dos monges , com uma ótima atuação .


Completando o grupo Celéstine ( Philippe Laundenbach) , Olivier Perrier ( Bruno), Xavier Maly , Jean Marie Frin e Loic Pichon .

As cenas dos monges no mosteiro e seus arredores são bem confortantes , te passando um clima bem pacífico , o que contrastava com a situação política externa ao mesmo .

A cena que mais gostei foi quando todos se sentaram a mesa , e tomaram seu vinho ao som de gravador com uma música fantástica . Foi a  melhor cena !


O filme termina com a neve e com isso , não só o clima muda na história do mosteiro em terras argelinas ...

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Homens e Deuses "- Xavier Beauvois

Nenhum comentário:

Postar um comentário