Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

"Léo e Bia " OU A Trupe de Brasília



Uma surpresa positiva o filme de Oswaldo Montenegro , "Léo e Bia " , que com certeza agradará a uma boa parte de seus espectadores .


O filme é bem musical , claro, com músicas de Oswaldo Montenegro , cantadas pela trupe , além de ser bem dinâmico , alegre e teatral .


A história fala então de um grupo de teatro , na recém  inaugurada Brasília, afinal o filme se passa em 1973, no auge da ditadura militar , um galpão onde essa trupe faz seus ensaios para uma peça que mescla Jesus Cristo com Lampião , dirigida pelo jovem Léo ( Emílio Dantas ).


E todos eles têm suas características , tem o Encrenca, que é o mais fanfarrão, adora fazer citações de famosos ,  tem a Marina (Paloma Duarte ) ,que é bem na dela, com posições fortes e pensando sempre no sucesso da trupe, que no caso é montar a peça e ganhar dinheiro com o teatro . Rio de Janeiro ? Quem sabe !


Léo , o responsável por incitar, liderar o grupo , estimular através dos jogos teatrais , e até um provocador de catarses , namora Bia ( Fernanda Nobre ) ,que é emocionalmente perturbada pelo domínio que a mãe exerce sobre ela . sabe dessa possessividade , mas não consegue se desvenciliar , chegando ao ponto de não seguir com o grupo para o Rio de Janeiro por causa dela ( Françoise Forton ).


Cachorrinha ( Vitoria Frate ) é uma louquinha, e apaixonada por Brooke ( Ivan Mendes ) , o único bem aventurado do grupo, mas, que mesmo assim, não liga para o dinheiro da família e se iguala a todos do grupo.


Tem o Cabelo (Pedro Cartano), o que veio da cidade satélite , com muita luta, culto, poliglota, um sonhador , que se esconde da sua homossexualidade devido ao preconceito encontrado nessa época .

O grupo é muito bom, as intervenções teatrais são excelentes, divertidas, cheio de intenções , permeadas claro com músicas cantadas por eles mesmos .


As frases ditas também chegam a nos marcar , como :

" A ditadura acha que protege,mas ,na verdade ela tortura ."

"Ditadura não tem a ver com sexo, tem a ver com estupro ."

"O Povo é burro "

Aproveitam também e fazem uma crítica ferrenha sobre a construção de Brasília , reclamando de sua setorialidade e frieza .



Droga , sexo , gravidez , ditadura , liberdade , burguesia , censura , fazem de Léo e Bia , um filme bem interessante e atemporal .

Lembrar que Oswaldo Montenegro adaptou o filme da peça homônima dos anos 80 para a telona .

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Léo e Bia" - Oswaldo Montenegro


Nenhum comentário:

Postar um comentário