Powered By Blogger

domingo, 21 de julho de 2013

"A Professora de Piano " Ou Repressão Sexual


Filmaço de Michael Haneke , o mesmo diretor premiado agora, com "Amour " , no Oscar de 2013 , " A Professora de Piano " é um filme também difícil de ser digerido .


Sórdido , mostrando as piores facetas do ser humano no que se refere à degradação , no tocante aos seus desejos sexuais , muitas vezes reprimidos por vários fatores .


Afinal de contas , quando você  auto mutila  sua genitália com uma gilete , tem uma cena de sexo com sua própria mãe , faz apelo para ser espancada , cheira espermas de desconhecidos catados em lixos de banheiros masculinos , tem adoração por uma masturbação , estupro e ainda não faz nenhum mistérios em bater em sua mãe, uma idosa ???


Assim, é Erika ( Isabelle Huppert ) , com atuação maravilhosa , uma professora de piano, austera , sem sorrisos na face, sem amigos , namorados ou maridos , que é bem rude com seus alunos , e que vive com sua mãe( Annie Giradort )  em um apartamento em Viena .


Mas, atrás de toda essa frieza , está sua característica marcante : Ela é louca por perversões sexuais, frequentando cinemas  pornôs e cabines de sexo , atrás de imagens  e pessoas que ela possa ver e se deleitar através do sexo  solitário .


Isso tudo parece perder sua segurança, quando a professora Erika, conhece Walter ( Benoît Magimel ) , um exímio aluno de piano , com uma personalidade bem forte , que se apaixona de primeira pela professora, bem mais velha do que ele.


Erika , que já não tem uma boa relação com sua mãe, muito repressora, que quer controlar todos os passos de sua filha, mesmo aos 40 , o que faz com que tenham momentos de violência e ao mesmo tempo de perdão por toda essa culpa .


A relação doentia entre Erika e Walter  fica insuportável , e finalmente Erika permite o contato , mas , do jeito dela , como ela imagina ...


E isso não agrada nem um pouco Walter, que parece querer se afastar , mas não consegue por também estar influenciado com a mesma doentia sexual de Erika.


As cenas são  fortíssimas , principalmente as de sexo rude e forçado entre Erika e Walter . Destaque para o vômito acontecido após uma seção de sexo oral .

" Depois tira-me a venda ,
  Senta na minha cara ,
  E dá-me murros na barriga "
 

 " Aperta mais o cinto ,
   2 ou 3 furos ,
  Quanto mais apertado , melhor ..."

O filme não tem trilha sonora , característica do diretor , mas, nem precisa , porque você apenas está focado na intensa relação do "casal " .


O final , não é o esperado por muitos , mas ,é assim que é gostoso , quando se assiste a um ótimo filme .

Valeu a pena !

Eu recomendo !

" A Professora de Piano " - Michael Haneke

Nenhum comentário:

Postar um comentário