Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de julho de 2013

"A Cidade " OU Itapuã- RS - Curta de Liliana Sulzbach


Interessante o curta metragem de Liliana Sulzbach  " A Cidade " , que fala sobre Itapuã -RS , cidade que ficava nos arredores da grande Porto Alegre e que no passado abrigava uma colônia  para " leprosos " .


Itapuã , na época, abrigou 1454 pessoas , e hoje, conta com apenas  35 moradores , todos maiores de 60 anos .


Era um lugar muito bonito , com lindas paisagens, clima bom , banhado por águas calmas, onde os moradores iam tomar banho e jogar conversa fora , com suas casinhas quase todas idênticas e uma colônia , que produzia o seu próprio sustento em termos de comida , ajudando a todos que ali moravam .


O curta retrata então essa época , antigamente , em preto e branco  e também os dias de hoje, com os moradores que restaram , seus hábitos, o lazer como a bocha e os banhos de água , a igreja , o bate papo dentro de casa e na rua com os amigos , o cachorro , o sino , o chimarrão , o radinho  de pilha ,falando da previsão do tempo , a festa no salão , com direito a bolo e tudo .


Destaque para a filmagem em HD , os sons dos pássaros , a paisagem , os próprios atores, moradores de Itapuã , que atuaram com bastante realismo .


E a cena mais legal e bela é aquela que os moradores estão tomando o seu banho nas águas tranquilas , sentados em suas cadeiras, jogando conversa fiada e dos tempos que já não existem mais .


" Eu tive 4 namorados e os 4 morreram ...
  Quer dizer que se eu casasse com qualquer um deles ,
  Eu ficava viúva ."

Muito bom , valeu a pena !

Eu recomendo !

" A Cidade " - Liliana Sulzbach

PS : Você pode assisti-lo no porta curtas !

Um comentário:

  1. Manoela Astolfi28 abril, 2014 20:45

    Olá, Ronaldo! eu gostaria de ter acesso ao curta completo, mas estou enfrentando dificuldades. O filme não está disponível no porta curtas! Sabe onde eu encontro? obrigada.

    ResponderExcluir