Powered By Blogger

terça-feira, 28 de maio de 2013

"Ilha Das Flores " OU O Melhor Curta- Metragem Brasileiro


Assisti pela 4ª ou 5ª vez o melhor curta-metragem brasileiro " Ilha das Flores " , com a direção de Jorge Furtado .


O curta é de 1989 , mas continua atual e valendo nos dias de hoje, tanto é que é usado em quase todos os cursos de saúde pública , como material didático e uma ferramenta de discussão .


O porquê  disso ?  É que Jorge Furtado foi genioso ao mostrar a trajetória de um tomate desde a sua plantação até a sua chegada no lixo .


Esse ciclo contém em seu interior , o ser humano capaz de pensar , os porcos , o capitalismo , a globalização  , o materialismo , o ceticismo religioso , a miséria , crianças e mulheres  famintas  , e a Ilha das Flores .


Assim , nessa mistura toda , o tomate, assim como o lixo , porcos  e o ser humano tem o mesmo nível  e estão na mesma escala de uma  evidente  desigualdade social .


O curta , que tem a duração de mais ou menos 13 minutos, é muito inteligente , dinâmico  e conta com a música " Fantasia sobre O Guarani " de Geraldo Flach, com Zé Flávio na guitarra .


No final, uma citação da imortal Cecília Meirelles  " Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda . "

Vale a pena assistir várias vezes !

Eu recomendo !
"Ilha Das Flores " - Jorge Furtado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário