Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de março de 2013

"Medos Privados Em Lugares Públicos " OU O Filme Que Mais Tempo Ficou Em Cartaz Nos Últimos Tempos No Brasil


Dirigido pelo Francês Allain Resnais , " Medos Privados Em Lugares Públicos " , é outro filme para poucos , para aqueles capazes de suportar o silêncio das cenas, o diálogo fechado apenas entre dois ou três personagens no máximo e quase nenhuma ação . E claro , muita sensibilidade e um pouco de tolerância pelo tom melancólico adotado , para curtir de verdade a mensagem do diretor , e entender o porquê que o filme ficou tanto tempo em cartaz ( 3 anos em uma sala de cinema  de São Paulo ) , sendo indicado por alguns profissionais , cinéfilos e outros .


O filme tem a cidade dos apaixonados ( Paris ) como pano de fundo , mas , nem mesmo ela, esquentará  e dará a eles o calor humano que tanto necessitam .


É uma Paris com muita neve o tempo todo , do começo ao fim do filme , tanto na imobiliária, como nos apartamentos  , casas , hotéis, ruas  , bares e restaurantes retratados .


São várias histórias entrelaçadas , quase todas malfadas em uma solidão avassaladora , em casos que não deram certo ,  e que se cruzam em algum momento por algum motivo .


Thierry ( André Dussolier ) é corretor de imóveis e trabalha junto com Charlotte ( Sabine Azéma ) , que também trabalha de enfermeira à noite na casa de  Lionel ( Pierre Arditi) , um barman  de um hotel muito frequentado por Dan (Lambert Wilson ) casado com Nicole ( Laura Morante ).

Nicole procura por um outro imóvel e pedi ajuda a Thierry , visitando vários apartamentos junto com seu marido Dan, que no momento está desempregado , fazendo com que o casamento não ande muito bem .


Além disso , Dan tem saído às noites, frequentando o hotel onde Lionel  é barman e voltado embriagado , o que piora sua situação com Nicole .

Charlotte empresta algumas fitas cassetes para Thierry  sobre assuntos religiosos, que quando vai assisti-las tem uma surpresa .

Thierry tem uma irmã que mora com ele , Gaelle ( Isabel Carré ) , que também sai com frequência às noites à busca de alguém .


Num dia qualquer Gaelle surpreende Thierry vendo essas fitas e o repreende . Thierry acaba confundindo o conteúdo delas e quase estraga sua amizade com Charlotte , que é muito católica e devota  a Deus .

Charlotte , que trabalha na casa de Lionel , cuidando de seu pai, que é acamado , faz de tudo , para que  a vida tenha dias melhores , e está sempre com a bíblia nas mãos , pedindo um auxílio .

O casamento de Nicole e Dan parece que não se sustenta mais e Dan muda-se para o hotel onde Lionel trabalha , conhecendo assim uma nova mulher, Gaelle ...


Na casa de Thierry , há um grande quadro de seu pai na parede , com um olha bem censurador que sempre incomoda , o que nos dá a sensação dos medos e da repressão que ele sempre teve em sua vida .

A neve continua caindo na Paris  sempre cinza , as pessoas continuam solitárias ,  e Allain Resnais nos deixa mais uma obra prima  .

Valeu a pena !

Eu recomendo !


"Medos Privados Em Lugares Públicos " - Alain Resnais


Nenhum comentário:

Postar um comentário