E vamos para o esperado filme " Manas " de Marianna Brennand Fortes, que chegou ao streaming e nos dá a oportunidade de assisti-lo.
O filme retrata a população ribeirinha da Ilha de Marajó, no PA, e o dia a dia difícil das famílias numerosas que lá se instalam.
O recorte foi na família de Marcielle( Jamilli Correa), de 13 anos, que mora com o pai, a mãe e três irmãos.
Marcielle tem uma juventude pela frente, vai à escola, conversa com a amiga, canta no coral e em casa brinca com a irmã menor, além de ajudar na produção de açaí para o próprio sustento e se possível para vender para fora.
A mãe de Marcielle espera mais um bebê. O pai, Marcílio ( Rômulo Braga) é daqueles tipo tosco, bronco, que faz questão de deitar-se com a filha do que com a mulher grávida e ainda a leva para caçar sozinhos na mata.
Marcielle quer ter sua independência, passar seu baton, levar uma vida melhor.
Aos poucos vai se decepcionando com as atitudes do pai, e por isso, se arrisca em subir na balsa que passa por ali e para essas adolescentes servem para terem suas primeiras relações sexuais e ganharem um troco.
Marcielle foi ter essa experiência. O pai descobriu e ficou puto.
As coisas tomam um outro rumo na família de Marcílio, depois de uma segunda tentativa de Marcielle indo à balsa, onde tentava fugir de tudo ali.
O final do filme é bem impactante em todos os sentidos e nos fazem refletir sobre em qual Brasil moramos.
Muito bom !
Nenhum comentário:
Postar um comentário