E valeu muito a pena ter assistido ao filme " Santosh- Vozes da Hierarquia " de Sandhya Suri, que está disponível no LOOKE e que foi o indicado pela Índia para o Oscar desse ano de 2025.
O filme é muito bom mesmo e traz bons temas para serem discutidos, além do caótico sistema político social que a Índia permanece vivendo.
Santosh( ShahanaGoswami) perde seu marido, um oficial, em uma manifestação numa cidade predominantemente muçulmana, por causa de uma pedrada na cabeça.
Para não ter que entregar o apartamento do governo, e ganhar além da aposentadoria de viúva de oficial, o mesmo salário dele, ela tem o direito de ser oficial como ele.
E ela encara a função e começa o trabalho timidamente, na indolente delegacia, cheia de misoginia, injustiças, indolência e safadezas.
Lá, ela é subordinada á Geeta Sharma ( Sunita Rajwar), uma oficial antiga, véia de guerra mesmo, com todos os vícios e caguetes da profissão, mas que usa de sua autoridade para seguir em frente.
Acontece um assassinato: Uma adolescente de 15 anos foi estuprada, morta e jogada no poço na vila dos dálites.
Isso revoltou o grupo que pediu alguma medida.
Santosh foi a encarregada de investigar o caso e através do celular da vítima foi atrás do assassino.
Junto com ela, Geeta dava os louros da conquista á novata e cada vez mais nutria um bom olhar sobre a moça.
Acontece que novos fatos vão surgir e Santosh fica decepcionada, não acreditando no que fez com o assassino da adolescente.
Mas na Índia é assim mesmo que acontece. Mata -se qualquer um para abafar o caso e ponto final.
Como é triste ver o modo de vida desse povo, como eles comem, dormem, tomam banho, a indolência e a precariedade do trabalho, o machismo e a mulher sendo tratada como um objeto.
O filme é muito bom.
LOOKE.