Powered By Blogger

terça-feira, 2 de agosto de 2022

" Tel Aviv Em Chamas " OU A Voz do Povo é A Voz de Deus




 Fazia muito tempo que estava de olho nesse filme e agora ele caiu por aqui para eu conferir.

Falo de " Tel Aviv em Chamas " de Sameh Zoab, onde um programa televisivo tipo novela está sendo filmado nos estúdios da Cisjordânia.

Uma atriz francesa famosa veio especialmente para fazer essa trama. Tala ( Lubna Azabal) é a estrela da novela.

Ela se faz de espiã para pegar um general israelense e acaba com ele. Isso tudo com acerto do comando palestino.

Salam ( Kais Nashef), que é sobrinho do dono do canal, ajuda nas interpretações e traduções do hebraico em algumas cenas.

Salam aos poucos foi se soltando, apesar de atabalhoado, e com sua passagem todos os dias na fronteira Israel/Palestina, pois ele morava em Jerusalém, ele foi parado algumas vezes, e em uma dessas vezes, disse ao comandante que era o diretor da tão falada novela.

Ah, para que? A esposa do comandante não perdia um capítulo e foi a chance do comandante meter o dedo na história dando palpites para Salam em troca de sua passagem pela fronteira.

Com isso, Salam acaba dando pitacos no roteiro, e que o tornam realmente roteirista da atração.

Ele não sabe escrever nada, mas as frases que sua ex namorada fala pra ele junto com as frases do comandante, faz com que ele os transforme em roteiro e todos gostam, inclusive Tala, que se encanta com a forma de Salam escrever.

A novela é um sucesso. Salam aos trancos e barrancos se vira com o comandante israelense e sua ex namorada.

Um filme dentro de uma novela, ou uma novela dentro de um filme? Tanto faz, palestinos e israelenses mais uma vez na berlinda e na telona para comentarmos e refletirmos sobre essa difícil parada de reconciliação entre os povos.

Valeu ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário