Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

" Manet " OU Pai do Modernismo




 Sensacional o documentário sobre a exposição de Edouard Manet- Portaying Life,  na Globoplay.

O documentário teve a direção de Phil Grabsky, e foi filmado antes da abertura de sua exposição na Academia Real de Artes de Londres, reunindo obras do mundo todo do artista francês.

No documentário, além das obras ficamos sabendo um pouco de sua vida pessoal e artística, sua morte aos 51 anos em decorrência da sífilis, seu casamento, o filho, que parece não ter sido seu e sim de seu pai, sua vida abastada, como classe média alta da vida parisiense e seus estudos na escola de arte, apesar do pai querer que ele seguisse o direito e depois a marinha mercantil.

Fizeram um passeio pela galeria e também um pouco de como as obras chegam, são avaliadas, minuciosamente vistas para ver se ocorreu alguma avaria durante o transporte e depois calculadas com exatidão e precisão onde serão expostas.

Aprendi muito sobre muitas de suas obras, e vou destacar algumas como : Música no Jardim das Tulherias, Olympia, A Ferrovia, Um Bar no Folies Bergerer, Emile Zola, Proust, Auto Retrato, A família Monet no seu jardim em Argenteuil, Almoço no atelier, o almoço na relva , Cantora de Rua, O Ator Trágico, Madame Manet no Piano, Retrato de Eva Gonzales, Retrato de Clemenceau, e mais .

Foi uma aula de Manet. Achei incrível. Imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário