Powered By Blogger

domingo, 5 de dezembro de 2021

" Deus Tem AIDS " OU Histórias e Relatos de Soropositivos em Um Cenário Ainda Discriminatório


 Com a direção de Fábio Leal e Gustavo Vinagre, assisti a esse documentário que tem um título forte, que nos faz ter curiosidade a respeito do que vem pela frente.

Falo de " Deus Tem AIDS " , onde vários ativistas, artistas, médico e outros contam suas histórias e as desmitificam através das lentes e da arte.

A proposta aqui é dar uma informação às pessoas de que a AIDS ou o vírus do HIV hoje é totalmente diferente do que vivíamos na década de 80 e 90.

Com muita informação e criatividade, esses personagens com sua coragem vêm à tela para nos dar um banho de civilidade e dignidade.

Gostei de todas as histórias : Do pediatra que se sentia ameaçado em seu trabalho por causa da doença, melhorando após ser um concursado público, da mulher negra, que nasceu com HIV, teve o falecimento de sua mãe com AIDS, sua rebeldia na adolescência, e hoje, com arte, tenta passar às pessoas o que é conviver com HIV, mas, revela que a negritude a traz com outro preconceito e que esse vem á frente do próprio HIV.

O rapaz que com um cartaz " Vamos Conversar sobre o HIV/AIDS ", tenta resgatar pessoas e bater um papo sobre a vida, sobre suas experiências  sexuais e explicar um pouco da carga viral indetectável e por aí vai, tendo um cara a cara mais intimista com qualquer um que queira se dispor a ouvi-lo.

Os atores que estão no caminho dos palcos há muitos anos, batalhando sobre esse tema, fazendo palestras, usando o corpo, para que chame a atenção das pessoas que são exatamente iguais a elas e a todos nós.


O artista que traz a dança, que envolve outras pessoas, traz uma sensibilidade exacerbada e também envolve o tema em suas apresentações.

Não percebi no documentário, nada que me remetesse ao título do filme, pois acredito que as pessoas ficam pensando nisso.

O documentário é ótimo, forte, chega chegando, sem medo de se apresentar sem ser vulgar, e acredito que é um daqueles que marcam a cinematografia brasileira no tema do HIV/AIDS.

Parabéns a todos !


Nenhum comentário:

Postar um comentário