Powered By Blogger

terça-feira, 21 de abril de 2020

"Lamparina da Aurora" OU Um Cinema Experimental de Frederico Machado



Há tempos queria assistir ao filme "Lamparina da Aurora", com a direção de Frederico Machado, e hoje, vi sua disponibilização, tratei logo de conferir.

Falo de um filme experimental, corporal, com imagens e sons, sem falas de personagens, sem diálogos, apenas com uma poesia de fundo de Nauro Machado, interpretada por ele mesmo em algumas cenas.


Em um casarão antigo, lindo, parecendo mesmo de um lugar histórico, o casal de velhos passam seus dias na mesma toada, e rotina, porém, às noites, eles recebem a visita de um homem desconhecido, ou não, que sempre tem algo aterrorizador para fazer acontecer.

Não, não é um filme para entender nada, apenas sentir, e tirar suas próprias conclusões.

Buda Lira e Vera Leite fazem o casal de idosos, e Antônio Sabóia, o rapaz que os visita às noites no casarão.


Não sei se algo que não foi resolvido no passado, alguma morte que poderia ter sido evitada,o que posso ver é que o homem não poupa nem o velho e nem a velha .

As poesias falam em algum momento de espíritos, que podem sim ser esses obsessores, que vêm para atormentar os que ficam ...

Enfim, ou não ser nada disso...


A cena mais plástica que achei, foi a do velho submergir por debaixo das folhas na mata. Muito bonita cinematograficamente falando.

A lamparina está lá, sempre as noites, pra anunciar algo que irá acontecer em breve .

Vale a pena conferir !


É um cinema diferente, mas, muito poético e visceral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário