Powered By Blogger

domingo, 6 de março de 2016

"Senhora dos Afogados " OU Casa das Artes


Fui assistir nesse final de semana, a convite de um amigo , uma peça de um grupo teatral de Ribeirão Preto , na  Casa das Artes , que agora fica na Rua Espírito Santo, número 110.


A peça era Senhora dos Afogados de Nelson Rodrigues , o que me interessou já que em minha época de atuação no grupo de teatro do SESI era exatamente essa peça que iríamos representar.


Fomos até a São Paulo ver a leitura do texto , no qual Lucélia Santos era uma das atrizes .


Primeiramente, adorei o espaço , com um tamanho louvável  para representação e o melhor de tudo, uma puta de uma escada que levava a um piso superior , perfeito para uma encenação com bastante dinâmica .


E foi isso que aconteceu : Gostei muito da direção da peça, e a estética dos atores , assim como suas movimentações em cena . Foi o que mais me agradou .


Os personagens quase todos caracterizados de preto , dado o clima de morte na família dos Drummond, homem fazendo papel de mulher e mulher fazendo papel de homem ...e aí vai ...


A peça é de 1947 e fala da obsessão de Moema , filha de Misael e Eduarda  em ser a única mulher da família e da casa, para justamente ficar com o seu pai .


Para isso, tem então como missão , acabar com as outras suas irmãs, Dora e Clarinha , afogando-as no mar e fazendo de tudo para ter seu pai Misael , só para ela .


Será que ela consegue ?


Precy Anne Gabriel que faz o papel de Moema , traz com muita garra e técnica o desejo de Moema em suas veias .


Matheus Savazzi  faz o pai Misael  ; Victor Infante o namorado de Moema , que quer vingança a todo tempo , já que ele é filho da prostituta que Misael, seu pai matou .


Pamela Perina faz o papel masculino de Paulo , um dos irmãos .


Cris Alvares, a mãe de Moema e depois a adúltera de Misael com o namorado da filha .


Rodrigo Andrade faz a avó, mãe de Misael , totalmente tresloucada , devido principalmente  por saber do crime que o filho cometeu no dia de seu casamento .


Aliás, mesmo com poucas falas , Rodrigo Andrade atuou muito bem com suas caras e olhares perturbados , sentindo literalmente o clima pesado da família, tanto é que quando acabou a peça se sentiu aliviado .


Destaque também para a trilha sonora e a inclinação do diretor para Elza Soares . "A Mulher do Fim do Mundo " foi a música que encerrou o espetáculo , que contou também com "Coração do Mar " e  " Como Vês ".

Gostei também da leitura que fizeram com relação ao mar , com personagens com a roupa toda molhada e  baldes de água , fazendo menção a um dos principais personagens da peça .


Valeu por ter revisto partes do texto , de ter recordado as cenas e os personagens desse que foi um dos maiores autores do nosso país.

Valeu moçada !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário