Powered By Blogger

sábado, 27 de dezembro de 2014

"Salvador" OU 8ª Parada da Travessia Europa-Brasil

Chegamos na capital da felicidade: Salvador !

O navio atraca bem no centro histórico ,na cidade baixa ao nível do elevador Lacerda. basta subi-lo e já está na cidade alta no centro e no pelourinho.

O Elevador Lacerda ...

Como meu irmão mora lá ,foi nos buscar de carro e fizemos a primeira parada ali no centro, visitamos o monumento das Baianas, o centro histórico,tiramos fotos no elevador Lacerda, visitamos o local onde Jorge Amado morou quando era adolescente e escreveu seu terceiro romance :Suor ;

Foto de cima da cidade alta ...

O forte ...

Meu irmão Renato e sua esposa Camila , que nos acolheram muito bem na capital da Bahia .

Mais um pouco do centro de Salvador ...

Uma escultura de Mario Cravo Jr. , a Escultura da Cruz Caída , em protesto ao desaparecimento da antiga Igreja da Sé do Brasil  ao lado do Memorial das Baianas .

O Elevador Lacerda e a Baía de Todos os Santos ...

Quarto onde Jorge Amado morou na sua época de estudante ...

Visitamos a igreja mais cheia de ouro do Brasil: Igreja de São Francisco de. Assis .

Interior da Igreja mais rica em ouro do Brasil

Parte adjacente da igreja com seus azulejos e suas histórias ...

Detalhes ...

O largo do Pelourinho ...

Caminhamos pelo Pelourinho, fomos à loja do Olodum ,onde eu comprei uma camiseta ,saímos dali de carro e fomos até a Igreja Nosso Senhor do Bonfim. .

A sede do Olodum ...

Sacada onde Michael Jackson fez o seu clipe no Pelourinho

Um dia bem quente em Salvador ...

A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim , fica lá no alto em uma ponta oposta, cheia de fitinhas amarradas em todos os lugares da mesma ,com pedidos de todos que por ali passam

O interior da Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Toda decorada com as fitinhas coloridas , que aliás, os vendedores ambulantes  não desgrudam do seu pé querendo vendê-las ...

Detalhes da igreja ...

Na grade , em sua parte da entrada  também lotada de fitinhas com seus inúmeros pedidos ...

Olha elas aí !!!

E mais ...

Ah , tem a sala dos ex votos também - bem interessante !

O padre da igreja aproveitou para benzer o carro de minha cunhada, e a gente também. foi bem legal.

Saímos dali ,fomos para o bairro da Praia de Armação, onde mora meu irmão ,passando por vários bairros e pontos de Salvador , como o local de prédios de classe alta, onde têm até píer que os ligam ao mar, passamos pelo Teatro Castro Alves e sua praça ,e chegamos em um restaurante ao lado do apartamento de meu irmão, o Picuí ,onde comemos um ótimo filé mignon do sol.

Foto tirada da sacada do apartamento do meu irmão , ao fundo a Praia da Armação ...

Estava muito boa a carne,sem gordura alguma. Fui conhecer o apartamento dele, que tem vista para o mar e depois retornamos ao Porto, passando por vários bairros de Salvador,como Pituca, Ondina, A Barra com seu farol ,até chegarmos no elevador Lacerda, que descemos e fomos ao Mercado Modelo ,comprar castanha de caju e uma colcha de cama king Size.

Já quase no final do passeio ...

Ah, não esquecendo , que passamos pela frente da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia , uma das mais antigas de Salvador, de 1623 , feita toda em pedra sabão , que até feriado tem em reverência à santa .

Ao fundo , a nova Arena Fonte Nova ...

Essa é uma escultura feita pelo artista Mario Cravo, que simboliza a junção do antigo com o moderno  e da cidade baixa com a alta ...

Caminhamos dali até o navio e finalizamos mais um dia proveitoso,principalmente por ter  tido a companhia de meu irmão e minha cunhada juntos conosco.