Powered By Blogger

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

"Na Quebrada" OU Até Que Ponto O Seu Passado Determina O Seu Futuro ?



Muito bom o filme de Fernando Grostein Andrade, " Na Quebrada " , que fala de uma comunidade da cidade de São Paulo , seus jovens , e o mundo em que vivem , ora trilhando para atividades laborais construtivas , ora indo para o caminho do tráfico e do crime .

Basicamente ,  o filme , baseado em histórias reais conta a trajetória de 5 jovens : Zeca ( Felipe Simas ) Junior ( Jean Luis Amorim) ,Joana (Daiana Andrade ) , Monica (Domênica Dias ) e Gerson (Jorge Dias ).



Zeca, comprando um doce de abóbora no boteco da esquina de sua casa , presencia uma chacina, onde um dos atingidos é ele próprio , tendo sobrevivido por um milagre , causando desespero em seus pais , que tentam de toda as formas dar uma boa educação ao menino, afastando de más influências e tentando um emprego para que o menino se ocupe.

Zeca gosta mesmo é de cinema e avisa que ganhou uma bolsa de um curso  para estudar e praticar  aquilo que gosta . O pai acaba concordando com o menino , que começa na arte de filmar .

Gerson, seu amigo mais próximo, com quem sempre ficou durante a adolescência , nunca teve oportunidade de ver o pai solto da cadeia , pois ia sempre com a mãe visitá-lo , até que um dia , ela mesma teve que ser detida por levar drogas ao marido  e pior , o pai fora assassinado numa briga de facções dentro do presídio .


Gerson, que tem a índole boa, é tentado a todo momento a entrar no mundo do crime , por pessoas da comunidade , e fica no dilema de ir e vir ... Até que um dia vai para o lado mais fácil e acaba sendo preso igual o pai , morto e a mãe .

Monica , tem os mesmos problemas estruturais e familiares , mas , tenta através de alternativas propostas em sua comunidade , conseguir a sua salvação como ser humano , visto que toda a sua família tem problemas de visão .


Junior , adora consertar televisões, mexer com rádios , aparelhos eletrônicos , mas, tudo que põe a mão queima, dá curto circuito o que o deixa muito frustrado e quem  trabalha com ele, muito puto , mas os seus olhos brilham quando  aparece algo para mexer e consertar.


Tem a sua chance numa loja onde consertam aparelhos de televisivos , e também na ONG da comunidade ,através do curso de cinema .

Não vai bem no início , mas seu pai , Moacir ( Gero Camilo ) , que vende cds piratas , faz de tudo para que seu filho vire homem, cresça e se torne alguém melhor do que ele.


Por fim, Joana , que nunca viu sua mãe , demora também a acreditar no lado bom da vida , entra no mundo do crime, mas , consegue sair e se aliar aos seus amigos na ONG para fazer cinema .

Gostei muito do filme, de como traz para nós essa tênue linha entre a vida com dignidade, trabalho, família e o mundo do crime .


Acho que intervenções como a dessa ONG e de outras mais são o que temos de melhor no momento para uma população desfavorecida , já que  resolver toda essa situação , é  problema para uma vida inteira , que talvez a minha geração e a sua não será capaz de usufruir .

Participação do Grupo Do Lado De Cá- Formado por detentos do regime semi-aberto da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey


Destaque para a música de Caetano Veloso  "ÁGUA" e o trecho onde ele diz :

" EU VOU FICAR AQUI TORCENDO PARA TUDO MELHORAR"

Valeu a pena !

Eu recomendo !


"Na Quebrada " - Fernando Grostein Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário