Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

"Avignon e Marseille" OU 1ª Parada da Travessia Europa -Brasil


Primeira parada do navio:Marseille, na França . Tínhamos uma excursão já reservada para Avignon e a própria Marseille.


Com relação às excursões , aquele esquema de encontrar em tal  local do navio  para que todos recebam o seu colante numerado , saiam juntos e sigam para seus ônibus.


Uma coisa diferente de outros cruzeiros , é que você fazendo ou não as excursões ,você pode desembarcar  a hora que foi liberado o desembarque, sem ter que dar prioridade a quem pagou às excursões. Achei bacana .



 O ônibus nos levaria primeiro a Avignon que ficava a uns 103 kilômetros de Marseille,comandados pela guia françesa Brigitt,ela foi falando em um portunhol  várias coisas sobre a França e a região da Provence.



Foi bem interessante sua explanação sobre os assuntos dos mais variados , mas, se me perguntar agora o que , não lembro de mais nada .


"Quarto onde dormiam os PAPAS " 


Chegando em Avignon, que é uma cidade medieval e amuralhada, fomos conhecer o Palácio dos Papas , local onde os Papas viveram por alguns anos,( 68 anos ), devido a crise e  guerras  na Itália.


Antes de conhecer o Palácio dos Papas , avistamos um outro ponto turístico da cidade : Sua Ponte !


A ponte é tema até de canção infantil na França (" Sur le Pont d'Avignon ) e marcou bem nossa estada por lá .



 A visita foi bem interessante com explicações e quando terminada, teríamos 1 hora para comermos alguma coisa e fazermos algumas compras.



 Comprei alguns sabonetes da região e uma cigarra típica do local que quando passa alguém em sua frente ela reproduz o som original da cigarra. Não deu tempo para comer.

Demos uma passeada no centro da cidade , vimos a prefeitura , o teatro e um lindo carrossel .

Retornando ao ônibus ,tivemos o contratempo de um casal brasileiro que havia se perdido e  não voltou.


A guia esperou uns 20 minutos e foi embora.

Além desse casal ,um outro de amigos acabou ficando para ajudar a encontrá-los, já que eram idosos.

 Com uma manifestação individual, e egoísta , os brasileiros que estavam no ônibus não foram nada solidários com seus conterrâneos,numa mostra de pura crueldade. Não gostei!



O ônibus seguiu para Marseille,passou por suas ruas, pelo Porto Velho , principal cartão postal da cidade por causa de sua belíssima e extensa marina  ,  como também passou em frente de sua grande catedral .


Depois seguimos em frente ao MUCEM ( Museu da Europa e das Civilizações Mediterrâneas ) , uma belíssima edificação moderna .




Passamos por uma praia bem pequena da cidade , e tiramos fotos de um local próximo ao mar .




E por fim , seguimos até a chegada na igreja de Notre Dame de La Garde ,com uma bela visão da cidade e uma escadaria que dificulta a subida daqueles com pouca mobilidade .




Notre Dame De La Garde - Altar 


O ônibus retorna ao navio,sem podemos ter tido a oportunidade de compramos nem um souvenir em Marseille.



 Chegamos no navio,comemos e estaríamos navegando a noite em direção à Barcelona.

PS : Os dois casais de brasileiros, um que  se perdeu e o outro que foi procurá-los, pegaram um táxi, cada um no valor de 200 euros cada pelo trecho Avignon- Marseille .

Um comentário:

  1. Puxa Ronaldo, lendo suas anotações da para relembrar momentos interessantes, estou adorando acompanhar, beijos.

    ResponderExcluir