Powered By Blogger

domingo, 4 de maio de 2014

"Cachè" OU O Velho Preconceito dos Franceses aos Argelinos


Assisti ao ótimo filme de Michael Haneke ," CACHÈ, que por traz de uma simples estória , traz complicadas reflexões para os franceses , argelinos e todos nós , pois o quesito preconceito aflora a todo momento no longa francês.


Como elenco principal : Daniel Auteuil (Georges ) , Juliette Binoche ( Anne ) ,Lester Makedonsky( Pierrot ) , Maurice Benichou ( Majid )  e Annie Girardot ( Mãe de Georges ) .


A história fala de umas fitas de vídeos , que o casal Georges e Anne começam a receber misteriosamente em sua casa, sobre eles mesmos, seus comportamentos ao entrar e sair da mesma , entrada e saída do carro , o que começa a causar um pouco de incômodo sobre essa brincadeira .


Eles não sabem se poderia ser um colega da escola de Pierrot , ou alguém que não tenha gostado da atitude de ambos em algum segmento do trabalho ,ou alguém que realmente quer alguma coisa da família.


As fitas começam a ser enviadas com um desenho, de lápis preto com algo vermelho , mal definido .


O casal até chega ir à polícia , mas, não podem fazer nada, já que nada de concreto aconteceu .


Isso vai minando o casal , que começa a ter opiniões diferentes sobre o assunto, até que um dia , Georges desconfia de quem esteja mandando esses vídeos , mas quer omitir de sua esposa Anne , causando mais indisposição entre ambos .


A coisa começa a se complicar quando a fita agora vem com vídeos da casa de infância de Georges , o que nos diz que a pessoa conhece esse lugar , fato que leva a um grande suspeito.

Um outro vídeo , mostra o endereço e o local do provável mandante das fitas .

Pierrot  não dorme em casa uma noite, o que também leva ao desespero o casal, que vai à polícia novamente , pensando até num sequestro .


Georges vai até o endereço do vídeo e encontra um colega de infãncia , que acabou morando em sua casa , sendo adotado pelos seus pais, por causa da morte dos pais dele , numa revolta dos franceses contra os argelinos.

Mas, parece que Georges nunca aceitou esse fato , fazendo de tudo com que esse garoto não ficasse na casa dos seus pais , conseguindo assim esse desejo, já que o mesmo foi levado embora para um orfanato .

Georges oferece dinheiro a majid, que nega toda essa história das fitas .


Pedi que deixe sua família em paz , acima de tudo .

No dia em que a polícia foi à casa de Majid , por causa do desaparecimento de Pierrot, encontra em primeira mão, o filho de Majid , já um homem , que acabara de sair da adolescência .


Os dois passam a noite na delegacia , por serem suspeitos do sumiço do menino.

Pierrot aparece na  manhã seguinte : Tinha ido dormir na casa de um outro amigo de colégio .

Georges começa a se complicar no trabalho com essa história e recebe mais um aviso para comparecer à casa de Majid .


Michael Haneke coloca seu dedo , numa cena de deixar qualquer um atormentado .

O final , também característico do diretor , cada um pode tirar suas conclusões .

Ótimo filme , valeu a pena !

Eu recomendo !

"Cachè" - Michael Haneke 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário