Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de maio de 2014

"A Religiosa" OU As Mazelas Da Igreja Católica


Muito bom o filme " A Religiosa " de Guillaume Nicloux , que trata de temas complicados como a vocação religiosa e as mazelas da Igreja Católica num tempo já um pouco distante .


O filme conta a história de Suzanne ( Pauline Étienne ) , que é filha de um casal da aristocracia , que tem mais 2 irmãs , já encaminhadas ao matrimônio , mas que a situação financeira atual beira à falência .

Por esse motivo e um outro principal que virá à tona mais adiante , os pais decidem colocar Suzanne em um convento .


Ela vai , começa sua vida religiosa, mas com o tempo, percebe que não tem vocação para tal .

A Madre desse convento , uma senhora bondosa , a entende , conversa muito , mas , chegado o dia de realmente dar o voto para a castidade , Suzanne declina em nome de Jesus .

Ela é mandada de volta para casa , onde tem  um segredo revelado de sua mãe : Ela não é filha do atual marido e sim , fruto de uma escapada da mãe com um homem bem mais velho, mas, rico e culto .


Por essa razão ( culpa ) , a mãe( Martina GedecK )anne volte ao convento , talvez por ter vergonha de sempre olhá-la e saber que ela foi fruto de um adultério.

Suzanne retorna ao convento , com a mesma Madre , mas, com a mesma convicção : Não nasceu para ali permanecer .

A Madre acaba morrendo , e uma outra vem para substituir . Essa , já bem rude , maltrata Suzanne , faz a limpar os chãos, coloca em uma cela , com um colchão sujo , não a deixa tomar banho , proibe -a de orar , deixa -a isolada de todos , com apenas um minguo prato de sopa rala .


Mas Suzanne, tenta mudar a situação, escrevendo um manuscrito ao seu pai , contando toda a sua história e fazendo com que este saia do convento e chegue em mãos que um dia possa ajudá- la .

Um advogado vai conversar com Suzanne no convento e tentará de todas as formas fazer com que a mesma saia dali.


Depois de um certo tempo,um bispo faz uma visita e põe a Madre para fora do convento por maus tratos .

Suzanne é enviada para um outro convento. E tem a sorte de encontrar uma madre que tenha ido com sua pessoa , aliás até demais , pois a mesma se encantou com Suzanne , de uma forma que  ultrapassasse os limites de uma relação de amigas .


Suzanne fazia de tudo para evitar os constantes ataques dessa madre com relação ao seu corpo , além de ter que conviver com o ódio de outra irmã que perdera o seu posto para ela .

Confessando um dia ao padre do convento , o mesmo também ficou de ajudá-la  a sair dali e enfim buscar sua liberdade .


Foi o que aconteceu , quando seu advogado a esperava em uma  carruagem e a levou diretamente para a mansão de seu verdadeiro pai.

Um dia foi o tempo para conhecê-lo e saber de sua existência .


Muito sofrimento para uma jovem moça que além de perder o verdadeiro pai, já havia perdido sua mãe anteriormente .


Bom o filme que trata do assunto religioso , de como era a Igreja nessa época ,com a única ressalva de que  se perde um pouco nas investidas da última  Madre( Isabelle Huppert ) sobre Suzanne , o que me pareceu  um pouco "up" demais .

De qualquer forma , vale a reflexão .

Valeu a pena !


Eu recomendo !


"A Religiosa" - Guillaume Nicloux

Nenhum comentário:

Postar um comentário