Powered By Blogger

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

"Nebraska" OU Como Cuidar De Seu Pai Quando Ele Ficar Velho


Muito bonito o filme em preto e branco do diretor Alexander Payne " Nebraska " .


O filme conta a história de um velhinho que se divide entre a bebida e as doenças naturais de sua idade , Woody Grant (Bruce Dern) ,que recebe pelo correio um folder de propaganda e acredita que ganhou o prêmio de 1 milhão de dólares .

O único problema é que esse prêmio tem que ser resgatado em Lincoln , Nebraska , bem longe da cidade onde eles moram .


Mas, ele sai e à pé , para ir em busca de seu sonho...

Por umas 3 vezes , o seu filho David ( Will Forte) teve que ir atrás do pai de carro para resgatá-lo e dizer que ele não tinha ganho o prêmio , para que ele ficasse em casa .


Mas, sabe a história de que essas pessoas de idade avançada são teimosas ? Então, Woody continua no seu propósito e deixa louca sua mulher Kate Grant ( June Squibb), que acha que ele está esclerosado , louco e quer colocá-lo num asilo , mesma opinião do outro filho Ross Grant ( Bob Odenkirk).

David trabalha com euipamentos de som , mas, teve que interromper o seu trabalho para finalmente levar o pai até Nebraska , pois ele não tirava isso da cabeça .

Seria uma viagem de auto conhecimento ?


E partem os dois juntos, conversando um pouco e tendo momentos até hilários , quando Woody acaba caindo na hora de entrar no quarto de um hotel escuro , bate a cabeça , faz um corte e perde sua dentadura .

Isso lhe causou um dia de internação no hospital , mas a dentadura foi encontrada nos trilhos , onde Woody a perdeu .


Muito legal essa cena ...

E seguem viagem, agora até a cidade natal de Woody, onde ele persiste em dizer que Ed Pegram roubou um compressor de ar dele há 40 anos .


Foram a alguns bares , beberam cerveja juntos , e a notícia de que ele estaria rico se espalhou ....ledo engano !

Ficaram hospedados na casa de um irmão de Woody , que também estava bem velhinho , mas, o diferente dali são os seus sobrinhos , dosi brutamontes bem lesados , que não trabalham , não fazem nada .


A tirada da hora é que david teria levado 2 dias para chegar até a casa do tio . Isso soou muito hilário para os dois brutamontes , que xincalhavam o primo por várias vezes .

Nesse tempo, chegam Kate e depois Ross, para se juntarem a família num almoço .

A notícia de que era uma brincadeira o prêmio de Woody se espalhou na cidade , virando motivo de chacota .


Mesmo assim, David segue viagem com o pai, gostando muito desse contato com ele e descobrindo várias coisas que até então nunca tinha escutado .

Uma delas era de que o pai queria o dinheiro para comprar uma camionete nova , ter o seu compressor de ar e deixar o restante do dinheiro para os filhos , num gesto bonito .


Chegada em Lincoln, Nebraska , foi quando Woody verificou seu prêmio e tinha agora a certeza de que não fora o vencedor .

Ganhou um boné !

No retorno,David  compra uma camionete quase nova , um novo compressor e passa pela cidade natal do pai deixando ele dirigir pela rua principal , no que causou espanto nos amigos conhecidos de verem o velho com uma camionete nova ( ganhou o prêmio ???)


E assim , Woody não ganhou o seu milhão de dólares , mas ganhou o seu sonho e principlmente o amor de um filho .

Ótima história , ótimo filme , fotografia , trilha e atuação espetacular de Bruce Dern e June Squibb.

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Nebraska" - Alexander Payne

Nenhum comentário:

Postar um comentário