Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

"Através Das Oliveiras " OU Vida Real X Cinema



Que bom assistir ao filme do mestre iraniano  Abbas Kiarostami , " Através das Oliveiras " que pra variar mostra com simplicidade os costumes e a vida de seu país .


O filme conta a história de um diretor de cinema que vai à uma cidade devastada por um terremoto a procura de "atores "  para o seu filme .


Um de seus escolhidos para o par romântico é Hossein (   Hossein Rezai   ) , juntamente com a garota  Tahere      (    Tahere Ladaniam   ) , mas , coincidentemente esses dois têm um problema a ser resolvido .


Na vida real Hossein é apaixonado por Tahere  e a família dela não o aceita como futuro esposo da mesma pois ele não sabe ler e não tem casa para morar ( a dele foi destrúida por um terremoto ) , configurando assim, um desnível social entre os dois .


As filmagens começam e quando Hossein diz suas falas ,  Tahere   não responde , em protesto  aos seus sentimentos reais , o que prejudica em muito a rodagem do filme do famoso diretor .


Em meio às cenas Hossein tenta de todas as maneiras conversar e convencer Tahere, mas ela é irredutível .

Como fazer  as cenas se Tahere não responde às falas de Hossein ?


O cinema não imita a vida real ?

Mas o que fazer se a vida real  não colabora com a vida do cinema ?

Essa dualidade , assim como as rugas desse relacionamento amoroso , que Abbas Kiarostami tenta passar ao seu espectador , fazendo uma alusão ao seu Irã e todas as suas dificuldades seja nos costumes , na religião do seu povo e no estado quase sempre bélico que seu país tem para com os seus vizinhos .


Assim, " Através das Oliveiras " não é apenas um filme que fala de um filme de uma história de amor .

Valeu a pena !

Eu recomendo !


"Através das Oliveiras " - Abbas Kiarostami

Nenhum comentário:

Postar um comentário