Powered By Blogger

terça-feira, 29 de outubro de 2013

"A Chave de Sarah " OU A Vergonha FRANCESA Durante o Nazismo


Muito bom o filme " A Chave De Sarah " , do diretor Gilles Paquet- Brenner , que fala de um assunto que os franceses não gostam de tocar : A ocupação Nazista  alemã , na França nos anos de 1942 e a submissão e ajuda da mesma num dos maiores crimes hediondos que o mundo já viu .


Assim, o filme conta a história da família da judia Sarah ( Mélusine Mayana ) que vendo os policiais levando todos de sua casa , tenta salvar o seu irmãozinho caçula Michel ( Paul Mercier ) do exército NAZI , escondendo-o num armário dentro de seu quarto, trancando e dizendo para que ele não saísse de lá , que ela iria buscá-lo .


Mas, a trajetória de Sarah foi longa , pois passou pelo acampamento no Velódromo Indoor , depois foi para DRANCY , próximo à Paris e depois iria para AUSCHWITZ , onde seria jogada em uma câmera de Gás , como foi o destino da maioria das crianças judias francesas .


Esse episódio foi conhecido como ' LE RAFLE DU VEL'D'HIV "  , onde 12884 judeus foram levados para o Velódromo Indoor  , seguindo para Drancy e depois para Auschiwtz , lugar onde nunca mais sairíam.


Sarah teve o fortuito de escapar e retornar à sua casa , mas, seu irmão Michel , infelizmente a esperou por muito tempo ...


O filme , mostra também outra história que se entrelaça à de Sarah , onde a jornalista Julie ( Kristin Scott Thomas ) , é convidada a fazer uma reportagem sobre os 60 anos do massacre dos Judeus no Velódromo Indoor ,  e no final  acaba por descobrir que a família de seu marido Bertrand ( Frederic Pierrot) ocupou o mesmo apartamento da família de Sarah , pois esses apartamentos desocupados pelos judeus , na época eram vendidos por um ótimo preço às famílias francesas .


É sempre muito bom recordar de temas e histórias como essa , para que nunca nos esqueçamos das atrocidades que foram cometidas contra um povo .


Bem pertinente o título do filme , a Chave de Sarah , mostra um pouco mais sobre o terrível capítulo do NAZISMO  , nos anos de 1942 na Europa , agora com a versão  FRANCESA .

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"A Chave De Sarah " - Gilles Paquet- Brenner

Nenhum comentário:

Postar um comentário