Powered By Blogger

terça-feira, 16 de outubro de 2012

" Heleno" Ou Doença e Miséria na Vida de Um Príncipe do Futebol



Assisti ao filme " Heleno "  de José Henrique Fonseca , que teve como inspiração o livro " Nunca Houve Um Homem como Heleno " de Marcos Eduardo Novaes , que conta a história triste da vida do homem e jogador de futebol Heleno de Freitas , principalmente focada nos anos 40 , na cidade do Rio de Janeiro .


O filme é todo em preto e branco em alusão, quem sabe, ao Botafogo , time do craque em questão  , o que em momento algum  o faz perder o seu brilho por causa da cor.


As imagens são belíssimas , os momentos de campo , as jogadas, os gols  e a caracterização de "Rodrigo Santoro" como Heleno , foram muito bem editadas .


As cenas de vestiário , os papos com o médico  , com o técnico do Botafogo , enfim, tudo muito bem casado , mesmo para quem não é um fã  e um bom entendedor de futebol .


Como todos sabem, o filme conta  sobre a grandiosa carreira futebolística de Heleno , porém somada  com a desastrosa vida pessoal ,  mostrando o seu gosto pelo álcool , pelo cigarro , pela noite e principalmente pelas mulheres .


Heleno , frequentava os altos salões da noite carioca e com o dinheiro que possuía e sua fama de galã , tinha  o que queria em suas mãos .


Uma delas, foi Diamantina ( A Colombiana Angie Cepeda ) , que cantava em um dos hotéis na noite  e que tinha  tórridas cenas com Heleno .

Mas, Heleno não se contentava com uma só mulher , e aí é que entra Sílvia ( Alinne Moraes ) , por quem ele  se envolve loucamente .


Seu melhor amigo , Alberto , é vivido por Erom Cordeiro , que posteriormente entra também no triângulo com Sílvia .

Mas, a vida foi curta para Heleno, que contraiu Sífilis , e não querendo se tratar, com medo de ficar " brocha " , o levou a um estágio terciário , no caso , a neurolues , com sintomas psiquiátricos , neurológicos , fazendo com que o mesmo  tivesse que passar seus últimos dias internados numa clínica  em Barbacena- MG.

Nessa fase, raquítico, com os dentes apodrecidos , todo derrubado, Rodrigo Santoro , dá um show de interpretação, lembrando muito seu papel anterior no filme " Bicho de Sete cabeças " .


Um detalhe que não sei ainda o porquê , era que Heleno fumava dois cigarros ao invés de um . Qual a razão ?

Ainda no elenco , destaque para Othon Bastos como Carlito e o enfermeiro Jorge  ( Mauricio Tizumba ).

A trilha sonora é belíssima com  destaque para  Último Desejo de Noel Rosa  e Nature Boy .

Valeu a pena !


"Heleno " - José Henrique Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário