Powered By Blogger

domingo, 7 de agosto de 2011

"Street Art " ou Spray ,Cultura , Arte , Expressão e Hip Hop do Bom


Nina Pandolfo 


Uma dos mais nobres instintos do ser humano é o de se expressar. Assim , o grafite rompeu as veias da metrópole e espalhou seu sangue multicolorido por becos, muros e postes e fez de São Paulo , uma das capitais mundiais da street art.


 Com uma mistura de asfalto, ar poluído e influência do hip-hop , essa história vem desde os protestos contra a ditadura e sempre teve seus altos e baixos, pois você é sempre considerado um intruso quando pinta a propriedade de alguém sem ser chamado. 


Nina, Nunca Eduardo Kobra, Rui Amaral, Ozi, Titi Freak, Treco  e Osgemeos , são os artistas do momento , cada um com seu estilo e temas e a coisa anda tão na moda que o site da SPTuris indica pontos para ver street art na cidade. 

Eis aqui ,as diversas modalidades de expressão no que diz respeito ao spray :

1-     GRAFITE – Qualquer inscrição ou desenho feito em suporte improvisado, como postes e muros, sem autorização.
2-     ESTÊNCIL – Técnica de reprodução de imagens sobre molde vazado, que permite estampar os desenhos em série.
3-     TAG – É uma assinatura estilizada. Pode aparecer sozinha ou acompanhar um grafite.
4-     THROW UP OU BOMB – Inscrição com letras arredondadas e uso de até três cores , é um meio-termo entre o apuro do grafite e a marcação do território do pixo.
5-     PIXO- Grafado com xis  e feito com letras retilíneas ( o tag reto )  , usa  uma caligrafia criada na capital e é associado a vandalismo.
6-    PICHAÇÃO – Ato de transgressão que vai de frases de protesto a declarações de amor e assinaturas em porta de  banheiro .


" Rap du Bom 2" -
Rappin ' Hood  com a participação de Caetano Veloso  


Nenhum comentário:

Postar um comentário