Powered By Blogger

domingo, 17 de abril de 2011

" Orquestra Sinfônica Brasileira " ou Até onde vai essa crise ???

A Orquestra Sinfônica Brasileira  se tornou um caso de estudo no fenômeno das redes sociais . No mês passado, vários instrumentistas  do conjunto enegreceram a foto de seus perfis no facebook . Eles protestavam contra a decisão do diretor artístico e regente titular , Roberto Minczuk , que convocou os músicos para audições de avaliação.  A orquestra está dividida e os que estão contra o maestro o acusam de assédio moral e chegaram a entrar na justiça , sem sucesso, contra as audições .


 O então maestro rebate que o objetivo é avaliar o desempenho individual de cada instrumentista e fornecer a ele condições para se aperfeiçoar , onde irão receber um feedback com base em relatórios feitos por uma equipe competente , com especialistas de algumas das melhores orquestras do mundo. Essas avaliações visam levar a OSB a outro patamar , em que os músicos e a orquestra serão valorizados , onde seus  salários  iriam de 9,3 a 11 mil reais.
Como mudanças  também, os ensaios seriam  aumentados , há a previsão de gravação de um CD e um DVD  , além de turnês internacionais. Segundo o maestro , vários músicos estão entusiasmados com essa perspectiva e participaram das avaliações ( 30 de 67 músicos ) . Outra coisa deixada bem clara , é de que ninguém  que participasse das avaliações seria demitido . Agora, os que não participarem não têm essa mesma segurança e isso será decidido pelo departamento jurídico da orquestra.



Vale lembrar que a OSB , é uma fundação privada e tem um regime totalmente diferente, assim, pode contratar e demitir músicos sem se sujeitar às leis que regem o funcionalismo público.
Vamos ver como será o final dessa crise !


Nenhum comentário:

Postar um comentário