Powered By Blogger

domingo, 10 de abril de 2011

"Caio Fernando Abreu " ou O amor através das palavras

Não poderia deixar de prestar homenagem  a esse poeta brasileiro maravilhoso , um fenômeno principalmente  nas páginas da internet  e que bastam apenas algumas frases de suas poesias para  ficarmos cada vez mais apaixonados  pelo que  escreve .



Caio Fernando Abreu , nasceu em  1948 , em Santiago , RS . Cursou Letras , depois Artes Dramáticas  , mas abandonou ambos para dedicar-se ao trabalho jornalístico em várias revistas . Colaborou em jornais e em 1968  , em plena ditadura militar , foi perseguido pelo DOPS , tendo se refugiado no sítio da escritora e amiga Hilda Hilst em Campinas . Em 1973 , foi para a Europa , passou pela Espanha, depois na Suécia , Holanda ,Inglaterra e França . Retornou à  Porto Alegre em 1974. Depois se tranferiu para o Rio de Janeiro e São Paulo.  Em 1994 , voltou à França , mas , sabendo que era portador do vírus da AIDS , em 1994, retornou à Porto Alegre , onde voltou a viver com seus Pais. Faleceu  em 1996.




Caio  escreveu entre outros , “ O Ovo Apunhalado “ ; “ Morangos  Mofados “  ;  “ Onde Andará Dulce Veiga ? “;  “ Ovelhas Negras “ ;  “ Os dragões não Conhecem o Paraíso  “ ;  “ Pequenas Epifanias “ ,  etc  .




“ O que eu queria mesmo era um ombro amigo

   onde pudesse encostar a  cabeça ,

   uma mão passando na minha testa ,

    outra mão perdida na minha .

    O que eu queria era alguém que me

    Recolhesse  como um menino desorientado

    Numa noite de tempestade , me colocasse numa cama

    Quente  e fofa , me desse chá de laranjeira e me

     Contasse uma história . Uma  história longa sobre um

      Menino só e triste que achou , uma vez , durante uma

      Noite de tempestade , alguém que cuidasse dele .”



2 comentários:

  1. Belíssima homenagem! Adoro Caio. Compartilhei, tá e gostaria de saber se vc tem facebook para que possamos trocar por lá.
    Bjs.
    Ianê

    ResponderExcluir
  2. Ianê , obrigado por acessar o meu blog e compartilhar de algumas coisas que gosto , como por exemplo , do Caio Fernando Abreu , um gênio nas palavras , parece que as palavras dele ganham vida...enfim ....tenho facebook sim ....Ronaldo Guizzo.

    ResponderExcluir