Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

"Philomena" OU O Poder De Perdoar



Filme baseado no livro do autor Martin Sixsmith , baseado em fatos reais , "Philomena" , dirigido por Stephen Frears , vem com muita elegância nos apresentar um tema complicado  e triste que abalam os pilares da Igreja católica .


O filme fala da história de Philomena ( Judi Dench) , uma enfermeira , que no seu passado de adolescente , foi assediada por um jovem , e caiu no desejo do sexo , o pior , ficou grávida .

Mas, a jovem que já não tinha mãe, que havia morrido cedo , foi levada pelo pai a um convento de freiras , como punição , e o pior de tudo foi o tratamento que a mesma recebeu no convento , diferenciado das outras meninas que não estavam grávidas , era forçada a fazer o trabalho mais penoso , praticamente
trabalhando o dia inteiro, sem descanso .


Com o nascimento do filho , aliás, um parto pélvico , difícil , penoso que quase a fez sucumbir ( o que era até comum no local , meninas morrerem no parto por falta de assistência ), o mesmo era deixado com outras crianças nascidas das meninas isolados , e elas só podiam vê-los alguns minutinhos no dia .

A preocupação das meninas que tinham seus filhos lá era até quando eles permaneciam , pois sabiam que as madres os davam para adoção .


E não demorou muito não, deixando Philomena arrasada .

Muitos anos se passaram , e Philomena 50 anos depois , já vinda de um outro relacionamento e tendo sua filha Jane ( Anna Maxwell Martin) consegue falar para filha que teve um filho no passado e que não o vê faz todo esse tempo .

Jane se solidariza com a mãe , e ao ouvir uma conversa em um evento sobre um jornalista que acabara de ser despedido da BBC- Londres , Martin Sixsmith ( Steve Coogan ) o aborda e pede para que pegue o caso .


Na primeira abordagem ,Martin deu uma negativa, pois disse que não mexia com tragédias humanas , que o negócio dele era História da Russia .

Mas, logo em seguida, procura Jane e aceita o caso , começando as investigações pelo convento , que de forma alguma dá informações positivas sobre o caso , alegando que houve um incêndio e todos os documentos foram perdidos .

Martin não engole essa e desconfia do incêndio e até das madres , achando que teria alguma que sabia do que tinha sido feito com Anthony ( o filho de Philomena )


Conversa aqui, fato ali, resolveram ir aos USA , onde a maioria dessas crianças eram levadas ( $$$).

Lá conseguem encontrar Pete Olsson ( Peter Hermann) , o companheiro de Anthony , que já havia falecido de AIDS.

Depois de algumas tentativas, Pete abre sua casa, mostra vídeos de Anthony e diz que antes de morrer eles tinham voltado ao convento para procurar a mãe.

Pete diz que Anthony estava enterrado no convento , lugar de seu desejo antes de morrer .

Martin e Philomena voltam ao convento , desmascaram a madre e outras do lugar e finalmente descobrem tudo, inclusive a lápide do filho de Philomena .


E Philomena , qual a sua reação ???

Ela permanece sóbria , sem poder de vingança , e perdoa a todos , inclusive a própria igreja católica , para surpresa de Martin.


O filme me deixou mais triste com relação à essas atrocidades que aconteceram no passado , envolvendo a igreja , me deixando um pouco confuso com toda essa maldade .

O que mais de ruim fez a Igreja católica ???

Porém , me ensinou também que o perdão existe , e é o mais nobre dos sentimentos ,coisa rara , mas que com certeza deve fazer muito bem à alma dos que perdoam .


Bom filme , boa atuação de Judi Dench , bons contrapontos .

Destaque também para Sophie Kennedy Clark que fez o papel de Philomena jovem .

Valeu a pena !

Eu recomendo !


"Philomena" - Stephen Frears

Nenhum comentário:

Postar um comentário