E ontem ao assistir ao filme " L'Ombra Di Caravaggio" , pude confirmar o que vi pessoalmente quando estive em Malta: As obras do pintor Caravaggio.
Sim, ele esteve lá fugido e levado após um assassinato cometido por ele em Roma, saiu fugido e acobertado pela Família Colonna, em nome de Costanza ( Isabelle Huppert) onde teve seu reconhecimento e até virou cavalheiro.
O filme dirigido por Michele Placido faz um recorte da vida do artista Michelangelo Merisi, que após matar uma pessoa, e ter suas obras recusadas pela igreja e pelo Papa, foge de Roma para não ser morto.
Mas o que ele mais quer é o reconhecimento e o perdão papal, por isso espera que o Papa o absolva para que ele retorne à Roma e continue a trabalhar.
Caravaggio é acusado pela igreja de colocar em suas obras figuras de malfeitores, prostitutas, amantes e fazer com que o público os veja como santos, madonas e anjos.
No filme temos o personagem da sombra mesmo ( Louis Garrel), enviado pelo Papa para entender toda a situação e fazer um relatório sobre Caravaggio( Riccardo Scamarcio) sem qualquer julgamento, apenas com fatos concretos.
Caravaggio foi inconstante a vida toda, se deitava com mulheres mas ficava também com homens, queria de tudo, não desprezava nenhum momento de prazer.
Gostava de estar entre o povo, com a simplicidade, e sonhava em ter suas obras dentro da Igreja de São Pedro.
Um bom recorte, boa história para recordarmos desse contraditório, mas fabuloso pintor.





.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)



.jpg)



.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)








.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)






.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)