Powered By Blogger

terça-feira, 25 de julho de 2023

" O Perdão " OU A Excrescência da Pena de Morte





Mais um ótimo filme iraniano. Como eles sabem fazer filmes, não? Ainda bem que temos a Reserva Imovision para assisti-los.

Então vamos para " O Perdão " que tem a direção: Maryam Moghadam, Behtash Sanaeeha e trata de um tema bem controverso no mundo todo: A pena de morte.


O longa que esteve na 71ª Berlinale começa com a seguinte frase:

“E lembrem-se quando Moisés disse ao seu povo: Allah ordena que você mate uma vaca. Eles responderam: Você zomba de nós?”.

Mina ( Maryam Moghadam) entra na cela da prisão para despedir-se de seu marido. É a pena de morte, procedimento legal no Irã, sendo obedecida. Babak, o preso condenado, cometeu um crime e será morto. 



 Depois de um tempo, o verdadeiro assassino assume a morte do crime a que fora atribuído a Babak, e a justiça iraniana pede desculpas pelo erro e pela morte do marido de Mina.

Eles oferecem uma recompensa financeira, mas Mina quer mais justiça.

Nesse tempo, ela conhece Reza (Alireza Sani Far), um homem que entra na vida dela e está disposto a ajudá-la de alguma forma. Dá dinheiro à ela, dizendo que Babak tinha emprestado e ele estaria ali para devolver.


Na verdade Reza é exatamente o juíz que determinou a sentença de morte de seu marido.

Ele cria um vínculo com Mina que nem ele esperaria ter. Mina mora sozinha com sua filha Bita ( Avin Poor Raoufi), que tem deficiência auditiva.

Para complicar, a família de Babak, através de seu irmão (Pouria Rahimi Sam), quer entrar na justiça para ter a guarda de Bita.


O filme nos faz ter de certa forma ódio de um país que resolve seus problemas da forma mais arbitrária e injusta possível, além de outros hábitos e crenças totalmente diferentes das nossas do ocidente.

Eu adoro assistir a filmes iranianos, mas não deve ser fácil morar em um país onde não anda para frente e fica preso às tradições extremamente arcaicas.

Fica a dica ! Reserva Imovision.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário